A argumentação no gênero monografia: uma análise na perspectiva da Linguística de Texto

Palavras-chave: Monografia, Argumentação, Operadores Argumentativos

Resumo

Neste artigo, aborda-se aspectos comunicacionais da sociorretórica e mecanismos ligados à textualidade denominados operadores argumentativos, no gênero monografia. Observa-se em que medida esses elementos auxiliam o escrevente a posicionar-se argumentativamente. Para a execução dessa investigação, coleta-se uma monografia da área de Ciências Humanas, do curso de Comunicação Social, e utiliza-se uma metodologia qualitativa, com base em pressupostos teóricos da Linguística Textual. As análises revelam a execução de movimentos sociorretóricos pelo escrevente e que os operadores argumentativos foram responsáveis pelo cumprimento das sequências argumentativas utilizadas. Verifica-se, portanto, que orientar o discente de graduação sobre esses mecanismos pode instrumentalizá-lo com estratégias que corroborem para cumprindo o teor argumentativo esperado no gênero monografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Helena de Melo Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
É doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, onde também realizou o curso de mestrado em Linguística Aplicada. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin-UESB), campus de Vitória da Conquista, atuando na área de Linguística de Texto. Desenvolve, atualmente, projeto de pesquisa sobre processo de construção de textos, gênese de textos, relação entre estilo individual e estilo de gênero, crítica genética, autoria e ensino de texto.
Jaqueline Feitoza Santos, UESB
Mestra em Linguística, na linha de pesquisa de Texto, Significado e Discurso, pelo Programa de pós-graduação em Linguística (PPGLin/ UESB). Atuou como docente na área de Linguagens, em um colégio estadual da Bahia   e, atualmete, ocupa um cargo de gestora de um colégio da rede estadual da Bahia. Cursou graduação em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB ), onde participou de dois projetos de pesquisa de iniciação científica, nas áreas de Sintaxe e de Aquisição da Linguagem. Pós-graduada em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira (UNINTER) e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (FACEI).   
Publicado
2021-08-20
Como Citar
Pereira, M. H., & Santos, J. (2021). A argumentação no gênero monografia: uma análise na perspectiva da Linguística de Texto. Revista Desenredo, 17(3). https://doi.org/10.5335/rdes.v17i3.11124