Leitura em licenciaturas: a história de leitor de estudantes universitários
Resumo
A leitura deve ser uma preocupação em todas as áreas do conhecimento, contudo os futuros professores de Letras e de Pedagogia atuarão com questões que envolvem a interpretação e a formação do pensamento crítico dos seus alunos. Por isso, neste texto, objetivamos descrever e analisar algum fato, sujeito, objeto, espaço, prática, experiência ou rotina que influenciaram na história de leitores de acadêmicos iniciantes em cursos superiores de Letras e de Pedagogia de três universidades brasileiras. Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Passo Fundo (UPF), de 2015 a 2019, que se originou de um Projeto de Cooperação Acadêmica Interinstitucional – Procad – cujas instituições integrantes foram: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus universitário de Assis, de Marília e de Presidente Prudente, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e da Universidade de Passo Fundo (UPF). A análise do resultado evidenciou que diversos elementos como livros, espaços, mídias digitais e sujeitos como pai, mãe, irmão, professor, amigo fizeram parte da história de leitor dos respondentes da pesquisa. Logo, conhecer esse contexto de leitura dos estudantes de Letras e de Pedagogia das instituições que participaram do Procad se torna relevante para conscientizar os docentes universitários dessas licenciaturas para a necessidade de aprimorarem as práticas leitoras durante a formação inicial desses estudantes, futuros professores.Downloads
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