Leitura em licenciaturas: a história de leitor de estudantes universitários

Palavras-chave: História de leitor, Formação inicial de professores, Professor-mediador, Leitura em licenciaturas de Letras e Pedagogia

Resumo

A leitura deve ser uma preocupação em todas as áreas do conhecimento, contudo os futuros professores de Letras e de Pedagogia atuarão com questões que envolvem a interpretação e a formação do pensamento crítico dos seus alunos. Por isso, neste texto, objetivamos descrever e analisar algum fato, sujeito, objeto, espaço, prática, experiência ou rotina que influenciaram na história de leitores de acadêmicos iniciantes em cursos superiores de Letras e de Pedagogia de três universidades brasileiras. Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Passo Fundo (UPF), de 2015 a 2019, que se originou de um Projeto de Cooperação Acadêmica Interinstitucional – Procad – cujas instituições integrantes foram: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus universitário de Assis, de Marília e de Presidente Prudente, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e da Universidade de Passo Fundo (UPF). A análise do resultado evidenciou que diversos elementos como livros, espaços, mídias digitais e sujeitos como pai, mãe, irmão, professor, amigo fizeram parte da história de leitor dos respondentes da pesquisa. Logo, conhecer esse contexto de leitura dos estudantes de Letras e de Pedagogia das instituições que participaram do Procad se torna relevante para conscientizar os docentes universitários dessas licenciaturas para a necessidade de aprimorarem as práticas leitoras durante a formação inicial desses estudantes, futuros professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deisi Luzia Zanatta, Católica de Santa Catarina - Centro Universitário
Doutora em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF/2019) cuja pesquisa fez parte do Projeto de Cooperação Acadêmica Interinstitucional (Procad), "Leitura nas licenciaturas: espaços, materialidades e contextos na formação" do qual integraram as seguintes instituições de ensino superior: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), de Assis, de Marília e de Presidente Prudente, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade de Passo Fundo (UPF) (2015-2019). Mestra em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduada em Letras, Português, Inglês e Respectivas Literaturas e especialista em Língua e cultura inglesa pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Frederico Westphalen. Professora Tutora On-line da Católica de Santa Catarina – Centro Universitário, de Jaraguá do Sul.  
Fabiane Verardi, Universidade de Passo Fundo (UPF)
Pós-Doutora pela Universidade de Coimbra, Doutora em Letras (Teoria Literária) e Mestra em Letras (Teoria Literária) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF). É professora no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo e Coordenadora das Jornadas Literárias de Passo Fundo. Coordenadora da equipe do Projeto de Cooperação Acadêmica Interinstitucional (Procad) na Universidade de Passo Fundo de 2014 a 2018. Vice-Coordenadora do Grupo de Trabalho Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) (www.gtllij.com.br), biênio 2018-2020.
Publicado
2020-04-16
Como Citar
Zanatta, D., & Verardi, F. (2020). Leitura em licenciaturas: a história de leitor de estudantes universitários. Revista Desenredo, 16(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v16i2.10717