Sobre

Histórico

A Revista Desenredo foi criada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo - UPF. O título da revista é baseado em um conto de Guimarães Rosa, publicado na obra Tutaméia, de 1967. Para quem não teve o prazer de ler esse texto, a narrativa trata de um marido apaixonado que, perante a reconhecida infidelidade da esposa, procura reconstruir ou desconstruir, pela persistência e pela linguagem, a má reputação da mulher: “Entregou-se a remir, redimir a mulher, à conta inteira. Incrível? É de notar que o ar vem do ar. De sofrer de amar, a gente não se desafaz.” A tentativa de fazer e refazer as verdades, de tornar a cada verdade uma outra, mais “nua e pura”, talvez seja, afinal, a meta dos editores e dos autores da Desenredo, periódico que atenta a diferentes temáticas, assuntos e questões, a cada volume, sob a ótica das áreas e das linhas de pesquisa que compõem o Mestrado em Letras da UPF.

A Revista Desenredo adota o DOI (Digital Object Identifier) desde 2013 e, atualmente, é qualificada como B1 no Webqualis da Capes. Desde janeiro de 2015, é publicada somente em versão on-line, contando com o apoio técnico e editorial da Editora UPF.

ISSN: 1808-656X

Foco e Escopo

A Revista Desenredo publica trabalhos inéditos de professores e pesquisadores, vinculados a programas de pós-graduação em Letras e áreas afins, de instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais. A revista tem como missão promover e divulgar pesquisas produzidas na área dos estudos de língua e literatura, com destaque para os estudos sobre leitura e formação do leitor;  constituição e interpretação do texto e do discurso;  produção e recepção do texto literário.

Publicação quadrimestral, em formato eletrônico, a Desenredo tem seu fluxo editorial inteiramente realizado pelo Open Journal Systems (OJS). A revista compõe-se de Dossiê Temático, proposto e organizado por membros do Conselho Editorial e pesquisadores convidados de instituições nacionais e estrangeiras; e de Seção Livre, que recebe artigos resultantes de pesquisas relacionadas ao foco e escopo do periódico. O envio de artigos é feito mediante chamadas públicas, divulgadas na página da revista e, de forma ampla, no âmbito da comunidade acadêmica. Os artigos podem ser enviados em português, inglês, francês e espanhol, devendo ser inéditos e seguir as normas de publicação da revista.

Avaliação

Os artigos são submetidos a um processo de avaliação “duplo cego”, feito por especialistas nacionais e internacionais externos à revista. Em caso de divergência na avaliação, será solicitado um terceiro parecer. Os pareceres, com a decisão editorial, serão encaminhados aos autores, juntamente com instruções para modificações, quando for o caso. Dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.

Periodicidade

A periodicidade da revista é quadrimestral. Os materiais que integram cada volume serão publicados conjuntamente, não sendo acrescidos itens após a disponibilização pública da edição.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.  Não é cobrada qualquer taxa dos autores referente à submissão e/ou à publicação dos artigos.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.