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DESENREDO, v. 16, n. 2, 2020 - DOSSIÊ: LÍNGUA, LITERATURA E SOCIEDADE ATUAL

Prazo para submissão: 30/03/2020

O objetivo desta edição é discutir questões que se entrelaçam, no escopo da pesquisa nas áreas de Língua e Literatura inseridas em nossa sociedade, com base em objetos e metodologias contemporâneos. Serão bem-vindos trabalhos que discutam o desenvolvimento do sujeito da leitura, abordagens sobre o entendimento da leitura e interpretação textual na era digital, entre outras propostas que contribuem para a compreensão dos processos relacionados à leitura e sobre representações sociais e linguísticas. A revista também recebe artigos para a seção livre, além de resenhas de livros publicados no máximo há três anos, com temática afeita ao escopo do periódico. Organizadores: Profa. Dra. Fabiane Verardi (Universidade de Passo Fundo - UPF); Prof. Dr. Miguel Rettenmaier (Universidade de Passo Fundo - UPF)

DOSSIER: LANGUAGE, LITERATURE AND CONTEMPORARY SOCIETY. Deadline for submission: 03/30/2020

The aim of this edition is to discuss issues that are intertwined, within the scope of research in the areas of Languages and Literature inserted in our society, based on contemporary objects and methodologies. This dossier will accept works that discuss the development of the subject of reading, approaches on the understanding of reading and textual interpretation in the digital age, among other proposals that contribute to the understanding of the processes related to reading and on social and linguistic representations. The journal also receives articles for the free section, in addition to book reviews published no more than three years ago, with themes related to its scope.

DOSSIER: LENGUA, LITERATURA Y SOCIEDAD ACTUAL. Fecha límite de envío: 30/03/2020

El propósito de esta edición es discutir temas que se entrelazan, en el ámbito de la investigación en las áreas de Lengua y Literatura insertadas en nuestra sociedad, basados en objetos y metodologías contemporáneos. Serán bienvenidos trabajos que discutan el desarrollo del sujeto de la lectura, los enfoques sobre el entendimiento para la lectura e interpretación textual en la era digital, entre otras propuestas que contribuyen a la comprensión de los procesos relacionados a la lectura y sobre representaciones sociales y lingüísticas.

 

 

 

 

 

DESENREDO, v. 16, n. 3, 2020 - DOSSIÊ: A LINGUAGEM NAS PRÁTICAS SOCIAIS: PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Prazo para submissão: 30/07/2020

A contemporaneidade demonstra o poder constitutivo da linguagem nas práticas sociais — sejam elas materiais ou simbólicas. Nesse sentido, cresce o interesse por Teorias da Linguagem em uso. Tais teorias constituem-se como ferramentas fundamentais para se delimitar o papel da linguagem nas práticas sociais e como objeto de ensino, de aprendizagem e de investigação. Considerando o avanço desses estudos nas diferentes áreas e subáreas das Ciências da Linguagem, este dossiê tem como propósito reunir trabalhos inéditos e inovadores, que evidenciem a língua – materna e adicionais - enquanto um exercício da linguagem em diferentes práticas sociais. Esse exercício pode ser expresso em textos/discursos entendidos como articuladores de projetos, propostas pedagógicas e sequências didáticas voltadas ao ensino das línguas (maternas e adicionais) e das literaturas, bem como aqueles que problematizam a formação de professores. Nesse contexto, serão aceitos estudos: a) centrados em práticas de ensino de leitura e de escrita, de letramentos e multiletramentos, educação nas diferenças, nos contextos de in/exclusão e na escolarização; b) que tragam contribuições e reflexões críticas relacionadas à implantação da BNCC em diferentes espaços escolares; c) que discutam as problemáticas da formação docente na perspectiva das Teorias da Linguagem. A revista também recebe artigos para a seção livre, além de resenhas de livros publicados no máximo há três anos, com temática afeita ao escopo do periódico. Palavras chave: Práticas da linguagem - Linguagens - Língua materna/adicional Organizadoras: Profa. Dra. Claudia Stumpf Toldo Oudeste (Universidade de Passo Fundo - UPF); Prof. Dr. Cátia de Azevedo Fronza (Universidade do Vale do Rio dos Sinos); Profa. Dra. Luciane Sturm (Universidade de Passo Fundo - UPF).

DOSSIER: LANGUAGE IN SOCIAL PRACTICES: RESEARCH AND TEACHING AND LEARNING RESEARCH AND EXPERIENCES. Deadline for submission: 07/30/2020

Contemporaneity demonstrates the constitutive power of language in social practices - whether material or symbolic. In this sense, interest in Language Theories in use grows. Such theories are essential tools to define the role of language in social practices and as an object of teaching, learning and research. Considering the advancement of these studies in the different areas and sub-areas of Language Sciences, this dossier aims to bring together unpublished and innovative works, which highlight the language - first and additional - as an exercise of language in different social practices. This exercise can be expressed in texts / speeches understood as articulators of projects, pedagogical proposals and didactic sequences aimed at teaching languages (first and additional) and literature, as well as those that problematize teacher development. In this context, it will be accepted studies: a) centered on reading and writing teaching practices, literacies and multi-literacy, education in differences, in the contexts of in/exclusion and in schooling; b) that bring contributions and critical reflections related to the implementation of BNCC in different school spaces; c) to discuss the issues of teacher development from the perspective of Language Theories. The journal also receives articles for the free section, in addition to book reviews published no more than three years ago, with themes related to its scope. Keywords: Language practices - Languages - first / additional language.

DOSSIER: LENGUAJE EN PRÁCTICAS SOCIALES: INVESTIGACIÓN Y ENSEÑANZA, APRENDIZAJE, INVESTIGACIÓN Y EXPERIENCIAS. Fecha límite de envío: 30/07/2020

La contemporaneidad demuestra el poder constitutivo del lenguaje en las prácticas sociales, ya sean materiales o simbólicas. En este sentido, crece el interés por Teorías del lenguaje en uso. Dichas teorías son herramientas esenciales para definir el papel del lenguaje en las prácticas sociales y como objeto de enseñanza, aprendizaje e investigación. Teniendo en cuenta el avance de estos estudios en las diferentes áreas y sub áreas de las ciencias del lenguaje, este dossier tiene como objetivo reunir trabajos inéditos e innovadores, que destacan la lengua – materna y adicional - como un ejercicio del lenguaje en diferentes prácticas sociales. Este ejercicio puede expresarse en textos/discursos entendidos como articuladores de proyectos, propuestas pedagógicas y secuencias didácticas dirigidas a la enseñanza de idiomas (maternas y adicionales) y de las literaturas, así como aquellos que problematizan el desarrollo docente. En este contexto, se aceptarán estudios: a) centrados en prácticas de enseñanza de lectura y escritura, alfabetizaciones y alfabetización múltiple, educación en diferencias, en contextos de in/exclusión y escolaridad; b) que aportan contribuciones y reflexiones críticas relacionadas con la implementación de BNCC en diferentes espacios escolares; c) discutir los temas del desarrollo docente desde la perspectiva de las Teorías del lenguaje. Palabras clave: Prácticas lingüísticas – Lenguaje – Lengua materna/adicional