Formação continuada para professores em serviço do Ensino Fundamental Séries Iniciais: Aprendizagem Significativa e mapas conceituais

  • Caroline Medeiros Martins de Almeida Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil
  • Camila Maria Bandeira Scheunemann Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil
  • Paulo Tadeu Campos Lopes Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil.
Palavras-chave: Formação docente, Aprendizagem significativa, mapas conceituais, Anos iniciais do Ensino Fundamental.

Resumo

Abordar os pressupostos da aprendizagem significativa é importante para os professores em formação criarem estratégias que levem em conta o que os alunos já sabem e ensinem com base nisso. Trabalhar a formação de professores sobre o tema da aprendizagem significativa e o uso dos mapas conceituais, pode favorecer no processo de ensino e aprendizagem e na metacognição dos alunos das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo da pesquisa foi realizar uma formação apresentando a Teoria da Aprendizagem Significativa e mapas conceituais para professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e avaliar a apreensão do conteúdo através da análise dos mapas conceituais e verificar as suas percepções sobre a formação e as temáticas propostas. Os participantes foram professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola da rede Municipal de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de natureza qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram os mapas conceituais confeccionados pelos professores e o questionário reflexivo referente às suas percepções. Os professores conseguiram expressar termos relacionados com a Teoria da Aprendizagem Significativa nos mapas conceituais elaborados, e os conceitos-chave que apareceram com maior frequência foram “aprendizagem significativa”, “conhecimentos prévios” e “professor mediador”. Todos os professores dizem acreditar na viabilidade de desenvolver atividades com vistas à aprendizagem significativa com as Séries Iniciais do Ensino Fundamental, e que não encontrariam dificuldades para desenvolver esta temática com os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Medeiros Martins de Almeida, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil
Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil com período sanduíche na Universidade do Porto- Portugal, PNPD/CAPES de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática.
Camila Maria Bandeira Scheunemann, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil
Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil.
Paulo Tadeu Campos Lopes, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil.
Doutor em Fitotecnia. Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil.
Publicado
2020-02-07
Como Citar
Almeida, C., Scheunemann, C., & Lopes, P. (2020). Formação continuada para professores em serviço do Ensino Fundamental Séries Iniciais: Aprendizagem Significativa e mapas conceituais. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, 2(2). https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i2.9957