O uso do laboratório de informática no ensino de Matemática nas escolas de Januária

  • Isak Paulo de Andrade Ruas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) http://orcid.org/0000-0002-3986-8048
  • Josué Antunes de Macêdo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG
Palavras-chave: Tecnologias Digitais., Laboratórios de Informática., Inclusão Digital.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados finais de uma pesquisa realizada no município de Januária (MG), no qual buscou-se compreender como os professores de Matemática que atuam nos anos finais do ensino fundamental e médio utilizam o laboratório de informática em sua prática docente. Nesse sentido, buscou-se levantar quais os desafios e as experiências realizadas como forma de contribuir no processo de ensino e aprendizagem com o uso das tecnologias computacionais. Realizou-se uma pesquisa de campo, por meio de visitas às escolas selecionadas, buscando-se identificar aquelas que possuem laboratórios de informática instalados, seguido da aplicação de questionários e entrevistas aos professores de Matemática que fazem uso desse espaço nas escolas pesquisadas. Constatou-se que os laboratórios de informática necessitam de significativas melhorias em suas estruturas e de um profissional de apoio para auxiliar os professores. Notou-se ainda que uma quantidade pequena de professores de Matemática fazem uso do laboratório de informática em suas práticas docentes, apesar de a maior parte afirmar conhecer algum software e/ou aplicativos educacionais que possam ser utilizados no ensino de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isak Paulo de Andrade Ruas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
Acadêmico do curso Licenciatura em Matemática ofertado no Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) - Campus Januária, membro da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) , membro da Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) do IFNMG e membro do Colegiado Escolar dos Cursos de Graduação (CECG) do IFNMG - Campus Janúária. Fez aperfeiçoamento em Fundamentos Teóricos do Pensamento Matemático e Robótica para Jovens pela Faculdades Metropolitanas de São Paulo (FAMESP), Eventualmente atua como monitor de Cálculo Diferencial e Integral I nos cursos de Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental, Bacharelado em Engenharia Agronômica, Bacharelado em Engenharia Civil e Bacharelado em Sistemas de Informação do IFNMG - Campus Januária.
Publicado
2020-04-01
Como Citar
Ruas, I., & Macêdo, J. (2020). O uso do laboratório de informática no ensino de Matemática nas escolas de Januária. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, 3(1). https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i1.9955