APP GeoGebra Graphing Calc: articulações da Matemática e tecnologias na Educação Básica

  • Fernanda Teresa Moro Universidade do Vale do Taquari (Univates).
  • Scheila Andretta Rossatto
Palavras-chave: Tecnologias Digitais; APP GeoGebra; Ensino Médio; Aprendizagem Significativa

Resumo

 O ensino da Matemática, em muitos contextos, ainda se encontra desvinculado das tecnologias. Os recursos, como as tecnologias digitais, de maneira geral, são pouco utilizados nos processos de ensino e de aprendizagem nas diferentes disciplinas, aspecto esse reforçado pela carência de formação tecnológica dos professores e pela cultura escolar predominante, na qual há ênfase à abordagem expositiva do conhecimento. O enfoque, na maioria das vezes, tem consistido na transmissão do conteúdo matemático escolar, uma vez que o ensino nas aulas de matemática ocorre frequentemente mediante a apresentação de conceitos, leis e fórmulas, de forma desarticulada, vazios de significado e distanciados das tecnologias digitais, constituindo-se em um entrave no aprendizado. O uso de tecnologias tem sido frequentemente apontado, em discussões acadêmicas, como relevante recurso didático. As tecnologias digitais podem assumir uma importância fundamental na promoção de aprendizagens significativas em matemática, pois ajudam os alunos a aprender através do estabelecimento de inter-relações entre os saberes teóricos e práticos inerentes aos processos do conhecimento escolar. Neste contexto, este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido no 1º ano do Ensino Médio em uma escola da rede privada do município de Erechim, RS. O objetivo do trabalho é desenvolver e investigar ações de intervenção para problematizar e aprimorar o ensino de Matemática, possibilitando a exploração de funções de 1º e 2º graus com recursos tecnológicos. Para este trabalho foi utilizado o APP GeoGebra Graphing Calc, que permite o uso nos próprios Smartphones dos estudantes. Espera-se que este trabalho possa contribuir a outros professores para que os mesmos passem a incorporar as tecnologias em sua prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Teresa Moro, Universidade do Vale do Taquari (Univates).
Doutoranda em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (Univates). Mestre em Ensino de Ciências Exatas (Univates). Professora de Matemática e Física no Ensino Médio do Colégio Franciscano São José- Erechim/RS.
Scheila Andretta Rossatto
Mestranda em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Professora de Matemática no Ensino Fundamental e Médio do Colégio Franciscano São José- Erechim/RS.
Publicado
2020-02-07
Como Citar
Moro, F., & Rossatto, S. (2020). APP GeoGebra Graphing Calc: articulações da Matemática e tecnologias na Educação Básica. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, 2(2). https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i2.9903