Unidade de Ensino Potencialmente Significativa por meio de experimentos com cinza de casca de arroz

  • Antonio Vanderlei dos Santos Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.
  • Gabriela Benchimol Garcia Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.
  • Bruna Teresinha Klassen Tusset Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.
  • Rozelaine de Fátima Franzin Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.
  • Marcelo Paulo Stracke Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.
  • Giselda Aparecida Ghislene Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.
  • Vitor Cauduro Girardello Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.
Palavras-chave: UEPS. Cinza de casca de arroz. Ensino

Resumo

Este trabalho apresenta a utilização da cinza de casca de arroz na produção de soja como Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), e a sua aplicação no ensino de Ciências/Química. Trata-se de uma metodologia de ensino visando à aprendizagem, com alunos mais participativos e atuantes na aula, e o professor como parte integrante desse processo. A aplicação desta estratégia também contribui para ultrapassar a aprendizagem mecânica, ainda bastante presente nas aulas. Com este trabalho, objetiva-se construir uma UEPS afim de facilitar a aprendizagem significativa da reação de equilíbrio químico envolvendo as moléculas de água e a sílica incorporada ao solo em diferentes doses.

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Biografia do Autor

Antonio Vanderlei dos Santos, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI-Santo Ângelo, Departamento de Engenharias e Ciência da Computação; Curso de Engenharia Química.
Gabriela Benchimol Garcia, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI-Santo Ângelo, Departamento de Engenharias e Ciência da Computação; Curso de Engenharia Química.
Bruna Teresinha Klassen Tusset, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI-Santo Ângelo, Departamento de Engenharias e Ciência da Computação; Curso de Engenharia Química.
Rozelaine de Fátima Franzin, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI-Santo Ângelo, Departamento de Engenharias e Ciência da Computação; Curso de Engenharia Química.
Marcelo Paulo Stracke, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI-Santo Ângelo, Departamento de Engenharias e Ciência da Computação; Curso de Engenharia Química.
Giselda Aparecida Ghislene, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI-Santo Ângelo, Departamento de Engenharias e Ciência da Computação; Curso de Engenharia Química.
Vitor Cauduro Girardello, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI.
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI-Santo Ângelo, Departamento de Engenharias e Ciência da Computação; Curso de Engenharia Química.
Publicado
2020-02-07
Como Citar
dos Santos, A., Benchimol Garcia, G., Klassen Tusset, B., de Fátima Franzin, R., Stracke, M., Ghislene, G., & Cauduro Girardello, V. (2020). Unidade de Ensino Potencialmente Significativa por meio de experimentos com cinza de casca de arroz. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, 2(2). https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i2.9807