Letramento e Letramento Matemático: uma reflexão teórico-filosófica

  • Carlos Evaldo dos Santos Silva Universidade Federal do Pará
  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira Universidade Federal do Pará.
  • Célia Zeri de Oliveira Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Letramento, Letramento Matemático, Jogos de Linguagem, Filosofia da Linguagem

Resumo

Neste ensaio temos o prosósito de conceituar o termo letramento em contextos de apropriação em língua materna e em linguagem matemática, respectivamente letramento e letramento matemático. Tomamos por base teórico-epistemológica a perspectiva social do uso dos saberes experienciais, dentro dos princípios da interação, bem como o conceito filosófico de jogos de linguagem. Em se tratando do desenvolvimento conceitual dos letramentos, discutimos, fundamentados em autores tais como Soares, Street, Kleiman e Rojo, ambos os termos utilizados para a compreensão de competências em linguagem e em matemática. Em nossas finalizações, apontamos para as necessidades do(s) letramento(s) em língua materna e em linguagem matemática para que o cidadão possa agir e interagir com seus pares no contexto atual do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Evaldo dos Santos Silva, Universidade Federal do Pará
Licenciado em Matemática. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará. Professor das redes de educação do Estado do Pará e do Município de Belém.
Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Universidade Federal do Pará.
Doutora em  Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora  Associada na Universidade  Federal do PARÁ/IEMCI/PPGECM.
Célia Zeri de Oliveira, Universidade Federal do Pará
Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Aveiro. Professora Adjunta na Universidade Federal do PARÁ /ILC/FALE.
Publicado
2020-02-07
Como Citar
Silva, C., Silveira, M., & Zeri de Oliveira, C. (2020). Letramento e Letramento Matemático: uma reflexão teórico-filosófica. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, 2(2). https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i2.9522