Conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino de Geometria Elementar: conceito de medida

  • Débora Silva de Lara Universidade Franciscana
  • José Carlos Pinto Leivas Universidade Franciscana de Santa Maria
Palavras-chave: Ensino de Geometria, Formação de professores, Medida

Resumo

Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado que teve por objetivo analisar quais contribuições um espaço de formação continuada de professores de Matemática pode proporcionar à construção do conhecimento pedagógico do conteúdo em Geometria Elementar. A fundamentação teórica do trabalho apoia-se no conjunto de conhecimentos que o professor necessita para o ensino, em especial o conhecimento pedagógico de conteúdo (pedagogical content knowledge – PCK), proposto por David Lee Shulman. Para a realização da pesquisa, contamos com a colaboração de um grupo de seis professores (incluindo a própria pesquisadora), os quais estavam matriculados na disciplina “Matemática nos anos iniciais: conteúdos eprodução de atividades do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana”. A complexidade do PCK, bem como o fato de esse ser construído em situações reais em sala de aula, dificultou sua construção para os professores que não possuem experiência de ensino nos anos iniciais. Porém, acreditamos ser possível proporcionar-lhes uma “condição favorável” à construção e ao desenvolvimento do PCK em formações que instiguem esse conhecimento. Como resultado, concluímos que os cursos que exigem do professor reflexão e que contemplam o conhecimento matemático juntamente com o conhecimento pedagógico do conteúdo podem contribuir de forma satisfatória e positiva no ensino e naaprendizagem desse profissional, pois, desse modo, ele não aprende apenas “o que ensinar”, mas também “como ensinar”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Silva de Lara, Universidade Franciscana
Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana de Santa Maria. Licenciada emMatemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Alegrete. Professorado Colégio Prof. Raymundo Luiz Marinho Carvalho
José Carlos Pinto Leivas, Universidade Franciscana de Santa Maria
Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Matemática da Universidade Franciscanade Santa Maria.
Publicado
2019-08-16
Como Citar
de Lara, D., & Leivas, J. (2019). Conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino de Geometria Elementar: conceito de medida. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, 2(1), 119-137. https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i1.9345