A construção de narrativas digitais por professores de ciências: análise de uma experiência de formação mediada pelas tecnologias

  • Vanessa Aparecida Schumann Santos Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá - FEPI
  • Alessandra Rodrigues Universidade Federal de Itajubá
  • Mikael Frank Rezende Junior Universidade Federal de Itajubá
Palavras-chave: formação de professores, narrativas digitais, tecnologias digitais de informação e comunicação

Resumo

Este estudo apresenta e analisa quatro encontros que constituíram uma experiência de formação cujo foco foi o desenvolvimento de narrativas digitais por professores de ciências de uma escola da rede particular do sul do estado de Minas Gerais, Brasil. Essa experiência formativa de produção de narrativas digitais foi organizada com o propósito de promover a reflexão dos docentes sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), tendo como ponto de partida a pergunta: “Tenho um tablet. E agora?”. A análise dos encontros desse processo formativo permitiu identificar a narrativa digital como um elementomotivador e promotor de reflexão na formação de professores, pois os docentes tiveram a oportunidadede compartilhar suas práticas com tecnologias, refletir sobre elas e, por vezes, alterá-las. Também, nas narrativas digitais resultantes dessa experiência, identificou-se a potencialidade de um recurso cognitivo a ser utilizado na formação continuada, mas também na inicial, de professores, apresentando-se viável e acessível para as diferentes realidades e contextos das escolas brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Aparecida Schumann Santos, Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá - FEPI
Coordenadora pedagógica do Colégio Fepi e professora do Curso de Pedagogia no Centro Universitário deItajubá.
Alessandra Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá
Professora adjunta da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Docente permanente do Programa de Pós--Graduação em Educação em Ciências da Unifei.
Mikael Frank Rezende Junior, Universidade Federal de Itajubá
Professor associado da Unifei. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciênciasda Unifei.
Publicado
2019-08-16
Como Citar
Santos, V., Rodrigues, A., & Rezende Junior, M. (2019). A construção de narrativas digitais por professores de ciências: análise de uma experiência de formação mediada pelas tecnologias. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, 2(1), 99-118. https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i1.9330