Prática pedagógica integrada de alfabetização matemática e literatura infantil

  • Fabio Colins Universidade Federal do Pará
  • Patrícia Pena Moraes Universidade Federal do Pará
  • Arthur Gonçalves Machado Júnior Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Alfabetização matemática, Literatura infantil, Prática pedagógica integrada

Resumo

Este artigo tem como objetivos apresentar, descrever e discutir o ensino integrado de alfabetização matemática e linguística por meio da literatura infantil, no que concerne, especificamente, o ensino de geometria. As propostas didáticas apresentadas nesta pesquisa abordam o ensino de geometria (espaço e forma), especificamente as habilidades relacionadas a localização e movimentação no espaço, reconhecimento, composição e decomposição de figuras planas e seus elementos (aresta, vértice, lado, etc.), a partir da leitura de dois textos de literatura infantil. A prática docente deu-se por meio de duas sequências de atividades, construídas com o propósito de desenvolver um ensino integrado de alfabetização matemática e alfabetização linguística em uma turma multisseriada, composta por alunos de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental.Nesta pesquisa, percebemos que é possível trabalhar a disciplina matemática de maneira contextualizadae integrada com a língua portuguesa por meio da literatura infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Pena Moraes, Universidade Federal do Pará
Mestranda em Docência em Educação em Ciências e Matemática (UFPA). Especialista em Educação Especial (UCAM-MG). Licenciatura em Pedagogia (Uninter). Licenciatura em Língua Portuguesa (UEPA). Professora da Educação Especial e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (SEMED-São Francisco do Pará-PA).
Arthur Gonçalves Machado Júnior, Universidade Federal do Pará
Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Licenciado em Matemática (UFPA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC/UFPA) da Universidade Federal do Pará.
Publicado
2019-08-16
Como Citar
Colins, F., Moraes, P., & Machado Júnior, A. (2019). Prática pedagógica integrada de alfabetização matemática e literatura infantil. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, 2(1), 84-98. https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i1.9153