Atividades construtivistas diversificadas para introdução à Química: um estudo em uma escola da Amazônia ribeirinha

  • Jesus Cardoso Brabo Universidade Federal do Pará
  • Vital Júnior de Oliveira Souza Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: diversificação de estratégias, ensino de química, estratégias construtivistas

Resumo

Este artigo apresenta e discute a estrutura e a aplicação de um conjunto de atividades didáticas para o ensino de Química em uma turma de 25 estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública localizada em uma comunidade ribeirinha do município de Breves, PA. Tratam-se de atividades inspiradas em diferentes estratégias, oriundas de sugestões didáticas de diversas pesquisas contemporâneas sobre o processo de ensino-aprendizagem de Química, que vão desde a realização de atividades de leitura analítica de textos informativos até a problematização de experimentos de Química relativamente simples para executar em salas de aula comuns. Foi possível observar um maior engajamento dos estudantes na realização das tarefas propostas bem como indícios qualitativos de melhor compreensão dos assuntos abordados ao longo das aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-08-16
Como Citar
Brabo, J., & Souza, V. J. (2019). Atividades construtivistas diversificadas para introdução à Química: um estudo em uma escola da Amazônia ribeirinha. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, 2(1), 25-43. https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i1.9121