Análise de rótulos de suplementos alimentares em aulas de Química: uma atividade de ensino de CTS

  • Amanda Torres Vieira da Costa IFRJ/PROPEC
  • Jorge Cardoso Messeder IFRJ/Docente do PROPEC
Palavras-chave: CTS, Química e saúde, Suplementos alimentares

Resumo

Este trabalho apresenta uma atividade de ensino de ciência, tecnologia e sociedade (CTS), na qual foram analisados rótulos de suplementos alimentares, com o objetivo norteador de auxiliar o professor na tarefa de avigorar ou renovar seus conhecimentos sobre temas químicos e suas relações com o trinômio química-saúde-sociedade. O trabalho foi desenvolvido com 74 alunos da terceira série do ensino médio, de uma escola pública do município de Mesquita, RJ. Foram observadas percepções discentes equivocadas acerca dos suplementos alimentares, que permitiram possibilidades de mediação entre o conhecimento escolar e o conhecimento do aluno, com novos significados para a química na vida dos alunos participantes da pesquisa. Abordar o tema suplementos alimentares em aulas de Química estabelece uma relação entre essa disciplina e a saúde, permitindo que os alunos reflitam sobre os riscos que envolvem o consumo de suplementos alimentares sem orientação profissional, além de um olhar crítico para o comércio dessas substâncias, com aspectos econômicos e éticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Torres Vieira da Costa, IFRJ/PROPEC
Professora da Rede Estadual do Rio de Janeiro. Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).
Publicado
2019-08-16
Como Citar
Costa, A., & Messeder, J. (2019). Análise de rótulos de suplementos alimentares em aulas de Química: uma atividade de ensino de CTS. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, 2(1), 44-52. https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i1.9028