Abordagem do conceito de função no ensino fundamental partindo da aproximação com o cotidiano

  • Arieli dos Santos Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Passo Fundo.
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Doutora em Educação Científica e Tecnológica. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.
  • Marivane de Oliveira Biazus Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Passo Fundo.
Palavras-chave: Ensino de funções, Interação social, Tracker

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta para abordar a introdução e a exploração de alguns conceitos presentes no estudo de funções, em especial as funções do primeiro grau e do segundo grau, no nono ano do ensino  fundamental. O trabalho propõe uma sequência de atividades, em que se buscam a contextualização e o uso de ferramentas didáticas, para tornar a aprendizagem matemática mais significativa para o aluno. Como suporte teórico, adotou-se a teoria sociointeracionista, de Vigotski (1999), para estruturar e nortear a elaboração da proposta, bem como a sua implementação em sala de aula. A sequência didática foi estruturada em oito encontros, nos quais o conceito de funções foi abordado utilizando-se o software Tracker, entre outras ferramentas, e implementada em duas turmas de nono ano de uma escola pública do município de Passo Fundo, RS, Brasil.
Publicado
2018-12-17
Como Citar
dos Santos, A., Werner da Rosa, C., & de Oliveira Biazus, M. (2018). Abordagem do conceito de função no ensino fundamental partindo da aproximação com o cotidiano. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, 1(2), 198-213. https://doi.org/10.5335/rbecm.v1i2.8982