Utilização do recurso celular em sala de aula: realidades, aspectos e possibilidades

  • Lucas Vanini Doutor em Ensino de Ciências e Matemática – Ulbra/Canoas, Professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul, Campus Passo Fundo
  • Andressa Gomes Paula Professora da rede Municipal de Ensino de Passo Fundo.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem, Formação de professores, Tecnologias digitais

Resumo

O presente artigo tem como principal finalidade investigar a utilização do recurso celular em sala de aula. Para tal, realizamos um questionário que foi distribuído aos professores da rede pública, no qual foram abordadas questões relacionadas à opinião desses sobre o uso de aplicativos de celulares em sala de aula. Entrevistamos quatorze professores da rede pública municipal de Passo Fundo. Dessa forma, com a análise dos questionários, articulamos os dados coletados nesse instrumento de pesquisa. Nesse viés, de acordo com os dados da pesquisa, visualizamos que parte dos docentes tem boa aceitação no uso de recursos digitais em suas aulas. No entanto, a pesquisa apontou um problema com a estrutura física oferecida nas escolas paraessa prática. Também, parte dos sujeitos da pesquisa demonstrou resistência em desenvolver diferentes metodologias, atentando grande preocupação em vencer conteúdos propostos pelo currículo escolar. Nesse ínterim, entendemos que a pesquisa desencadeou a necessidade de continuar buscando respostas às questões sobre a utilização na sala de aula de tecnologias digitais como recurso no ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-12-17
Como Citar
Vanini, L., & Gomes Paula, A. (2018). Utilização do recurso celular em sala de aula: realidades, aspectos e possibilidades. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, 1(2), 130-141. https://doi.org/10.5335/rbecm.v1i2.8981