Abordagens metodológicas de ensino na formação inicial de professores de Ciências e Biologia: um curso formativo sobre o enfoque histórico-filosófico da Ciência

  • Caroline de Souza Carvalho Estudante do Curso de Ciências Biológicas – UENP Campus Cornélio Procópio. Bolsista PIBIC Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
  • Fabiana Juliana Feliciano Estudante do Curso de Ciências Biológicas – UENP Campus Cornélio Procópio.
  • Lucken Bueno Lucas Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente do Curso de Ciências Biológicas – UENP Campus Cornélio Procópio.
Palavras-chave: Formação inicial de professores, Abordagens metodológicas de ensino, Enfoque histórico-filosófico

Resumo

Diante das necessidades formativas dos professores de Ciências e Biologia apresentadas pela literatura da área de Ensino foi desenvolvida uma proposta de intervenção pedagógica, configurada como um curso formativo, para tratar das contribuições do emprego de diferentes abordagens metodológicas de ensino na prática docente. O curso foi desenvolvido e proposto para estudantes do 5º ano de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade pública do Estado do Paraná. Tendo como exemplar conceitual o enfoque histórico-filosófico da Ciência para o ensino de Ciências e Biologia, o curso possibilitou a coleta de registros dos participantes que foram analisados segundo os encaminhamentos da Análise Textual Discursiva. Foi possível evidenciar que os cursistas enriqueceram suas noções sobre a importância do conhecimento e da aplicação de diferentes abordagens metodológicas de ensino, com ênfase nos cuidados, nas limitações, na pertinência e nas contribuições do enfoque histórico-filosófico. Esses resultados indicaram a necessidade de novas intervenções voltadas a aspectos didático-metodológicos da prática docente, no âmbito dos saberes pedagógicos da docência, que contribuam para uma melhoria do ensino de Ciências e Biologia, tendo como ponto de partida a formação inicial de professores dessas áreas disciplinares.
Publicado
2018-12-17
Como Citar
de Souza Carvalho, C., Feliciano, F., & Bueno Lucas, L. (2018). Abordagens metodológicas de ensino na formação inicial de professores de Ciências e Biologia: um curso formativo sobre o enfoque histórico-filosófico da Ciência. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, 1(2), 155-173. https://doi.org/10.5335/rbecm.v1i2.8979