ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS EVENTOS ENEBIO E ENPEC
Palavras-chave:
Ensino por Investigação, Ensino de Biologia, Revisão Sistemática
Resumo
RESUMO O presente artigo é o produto de uma Revisão Sistemática de Literatura (RLS) sobre o Ensino por Investigação no Ensino de Biologia, cujo o objetivo é identificar as principais características do Ensino por Investigação no Ensino de Biologia nos trabalhos empíricos publicados em dois eventos nacionais de Ensino de Ciências e Ensino de Biologia, haja vista as contribuições que as práticas investigativas podem oferecer, discutindo os dados extraídos das produções analisadas a partir das concepções e pressupostos de pesquisadores que vêm explorando esta temática. A metodologia utilizada seguiu as seguintes etapas para construção da RSL: a formulação do problema, a escolha da base de dados, escolha das palavras chaves, coleta e armazenamento dos trabalhos, delimitação e aplicação dos critérios de exclusão e inclusão, análise dos artigos e trabalho com os dados. O levantamento foi realizado tendo como base de dados os anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), compreendidos entre 2010 e 2018, e do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), de 2011 a 2019, sendo analisados 14 trabalhos do ENEBIO e 13 trabalhos do ENPEC. Os principais resultados demonstram que a abordagem foco deste trabalho se apresenta de forma pouco expressiva, assim como discute as características principais do Ensino por Investigação apresentado nos trabalhos analisados, que foram: temas biológicos, objeto de estudo e elementos do Ensino por Investigação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-02-22
Como Citar
SANTANA, A. J.; ARAÚJO MOTA, M.; LORENZETTI, L. ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS EVENTOS ENEBIO E ENPEC. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 5, n. 1, 22 fev. 2022.
Seção
Artigos
Copyright (c) 2022 Ana Júlia Soares Santana, Maria Danielle Araújo Mota, Leonir Lorenzetti

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR