ENSINAR CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA ABORDAGEM DE UMA FAKE NEWS SOBRE O CÂNCER

  • Mariana Magalhães Monteiro IF Fluminense campus Campos-centro
  • Valéria De Souza Marcelino
Palavras-chave: Ensino por Investigação, Alfabetização Científica, fake news, câncer, pandemia

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a viabilidade do Ensino por Investigação no contexto do ensino remoto, por meio da abordagem de uma fake news relacionada ao câncer e com o apoio de recursos tecnológicos digitais, a fim de contribuir para a promoção da Alfabetização Científica (AC) de alunos do nono ano fundamental de uma escola privada. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, em que uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) foi elaborada e experimentada, por meio da Leitura Investigativa de um texto com informações acerca da relação entre o uso de fornos micro-ondas e o desenvolvimento de câncer, o qual foi extraido de um blog. Para desenvolver a SEI foram promovidos momentos síncronos e assincronos, com o uso do Google Classroom, Google Meet e do simulador virtual Ondas:Intro (PhET Colorado). Os dados coletados foram as argumentações orais e os registros escritos produzidos pelos estudantes, os quais foram analisados por meio dos Indicadores de AC propostos por Sasseron e Carvalho. Constatou-se algumas contribuições da SEI para a promoção da Alfabetização Científica, o que pode propiciar mudanças na maneira dos alunos se posicionarem frente às informações que recebem no cotidiano, levando em consideração critérios do campo científico. Tal fato aponta, que apesar dos desafios, o Ensino por Investigação é viável por meio do ensino remoto. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-02-22
Como Citar
MONTEIRO, M.; MARCELINO, V. ENSINAR CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA ABORDAGEM DE UMA FAKE NEWS SOBRE O CÂNCER. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 5, n. 1, 22 fev. 2022.