O USO DE PORTFÓLIOS NA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM FEIRAS DE CIÊNCIAS: COMPREENSÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO DE LITERATURA

  • Luciana Batista de Freitas Universidade Federal do Pampa
  • Pedro Fernando Dorneles
  • Lisete Funari Dias
Palavras-chave: Portfólio reflexivo, Feira de Ciências, Instrumento de registro

Resumo

Apresentamos os resultados da etapa inicial de uma dissertação de mestrado, que versa a partir de uma revisão da literatura sistemática sobre as formas de registros durante a elaboração e apresentação de trabalhos em Feiras de Ciências, no sentido de verificar o que foi publicado nos últimos 11 anos (entre os anos de 2009 e 2019) a fim de buscar compreender o uso de portfólios nas atividades desenvolvidas durante a construção de projetos para Feiras de Ciências. Durante a referida pesquisa, foram analisados 104 (cento e quatro) trabalhos dos quais, após estabelecermos os critérios de inclusão e exclusão, permanecemos com 21 (vinte e um) trabalhos que, em algum momento, mencionaram um dos descritores pesquisados (Diário de Bordo, Diário de Campo, Caderno de Campo e Portfólio). Após as leituras, tabulamos os seguintes apontamentos: a necessidade de um instrumento de registro a ser adotado para a participação em Feiras de maior projeção; o registro das atividades se constitui em um poderoso instrumento de avaliação tanto para professores quanto alunos; e os registros permitem uma análise contextualizada de cada etapa do trabalho, possibilitando um processo formativo e uma atividade reflexiva. Ao concluirmos a revisão da literatura, destacamos que não foram encontrados trabalhos que apresentem o tema registro das atividades como foco principal de pesquisa, justificando nossa perspectiva futura de fundamentar, construir e investigar o uso de um protótipo de Portfólio Reflexivo Online (PRO).

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-02-22
Como Citar
BATISTA DE FREITAS, L.; DORNELES, P.; FUNARI DIAS, L. O USO DE PORTFÓLIOS NA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM FEIRAS DE CIÊNCIAS: COMPREENSÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 5, n. 1, 22 fev. 2022.