O ensino de História e Filosofia da Termodinâmica como meio para o pensamento complexo

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Natureza da Ciências, História da Termodinâmica, Incerteza, Complexidade

Resumo

Esse trabalho apresenta tópicos de natureza das ciências e da história e filosofia da Termodinâmica que consideramos úteis ao ensino, tanto para a educação básica quanto para a formação de professores. Para a apresentação dos tópicos, tomamos como categoria de análise afirmações de Natureza das Ciências (NdC). Nossa concepção de ensino prioriza a transdisciplinaridade e a abordagem de temas afeitos a demandas contemporâneas, como a mudança climática, por exemplo, visando os objetivos expressos pela Alfabetização Científica (AC). O maior desses objetivos sendo a capacitação para tomada de decisões cientificamente informadas para melhor participação cidadã. Justificamos a utilização de temas de NdC pela possibilidade que oferecem de pensar ações pedagógicas alinhadas a concepções contemporâneas em filosofia das ciências, bem como com a historiografia das ciências. A presente pesquisa se insere na necessidade de forçar – procurando romper – pontos frágeis de velhos paradigmas que ainda permeiam e, silenciosamente, conduzem nossa visão de mundo. E que, muitas vezes, negam o benefício de uma atitude crítica e integrativa, informada sobre os meandros e a complexidade da ação humana no mundo, sobretudo a científica. A pesquisa conta com o aporte epistemológico de Ludwik Fleck e busca relações entre a teoria Termodinâmica e o pensamento complexo de Edgar Morin. Tais aproximações podem ser frutíferas aos objetivos da AC, tendo em vista as emergências planetárias que pedem posturas propositivas frente à incerteza do futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Louise Trivizol, Universidade Estadual de Campinas
Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática no Programa Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Estadual de Campinas.
Silvia F. de M. Figueirôa, Universidade Estadual de Campinas
Professora Titular da Faculdade de Educação e no Programa Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Estadual de Campinas.
Publicado
2021-09-01
Como Citar
TRIVIZOL, L.; DE M. FIGUEIRÔA, S. O ensino de História e Filosofia da Termodinâmica como meio para o pensamento complexo. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 3, 1 set. 2021.