ELABORAÇÃO DE UM MANUAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE RADIOATIVIDADE FUNDAMENTADO NO MODELO DO ENSINO HÍBRIDO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES E NA GAMIFICAÇÃO

  • José Eudes da Silva de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Bruno Silva Leite Universidade Federal Rural de Pernambuco http://orcid.org/0000-0002-9402-936X
Palavras-chave: Metodologia Ativa, Ensino Híbrido, Gamificação, Radioatividade, Ensino de Química

Resumo

A gamificação aliada ao ensino híbrido, na perspectiva das metodologias ativas, possibilita uma modificação no processo de construção do conhecimento, permitindo o protagonismo do estudante, além de inserir os meios tecnológicos e características dos jogos em um ambiente educacional, promovendo impactos positivos para as aulas de Química. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é descrever as ações norteadoras na elaboração de um manual didático para aplicação do ensino híbrido gamificado no ensino de radioatividade fazendo uso do modelo de rotação por estações. Para isso a pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira se realizou um levantamento das publicações sobre as metodologias ativas, o ensino híbrido e a gamificação abordados no ensino de Química. Na segunda etapa, a elucidação dos passos desenvolvidos na construção do manual didático como produto educacional. Os resultados da pesquisa mostram quantitativamente que apenas vinte e seis trabalhos sobre as temáticas investigadas foram identificadas no período entre 2010 a 2019, o que representa um número baixo de pesquisas. De posse dessas informações foi construído o manual didático para uso em sala de aula de Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Licenciado em Química (2008) e mestre no Ensino de Ciências (2011) pela UFRPE e Doutor em Química Computacional (2016) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do programa de mestrado profissional em Química (PROFQUI) da UFRPE. Docente permanente do programa de pós-graduação em Ensino das Ciências da UFRPE. Vice-diretor da divisão de ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química.Coordenador do Laboratório para Elaboração e Utilização de Tecnologias no Ensino de Química (LEUTEQ) e do Grupo de pesquisa InPraMEQ (Investigação de Práticas Metodológicas no Ensino de Química) da UFRPE. Tem experiência na área de Química e Ensino de Química: Em Química desenvolve pesquisas em Astroquímica e Química Computacional; Em Ensino de Química atua principalmente nas seguintes temáticas: (1) Tecnologias no Ensino de Química; (2) Metodologias Ativas, Aprendizagem Tecnológica Ativa, Gamificação e Ensino Híbrido; (3) processos e materiais educativos no Ensino de Ciências/Química; (4) Experimentação, divulgação científica e formação de professores. 
Publicado
2022-02-22
Como Citar
OLIVEIRA, J.; LEITE, B. ELABORAÇÃO DE UM MANUAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE RADIOATIVIDADE FUNDAMENTADO NO MODELO DO ENSINO HÍBRIDO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES E NA GAMIFICAÇÃO. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 5, n. 1, 22 fev. 2022.