CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO FORMATIVO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A ESCOLHA DO TEMA EM UMA AULA INVESTIGATIVA

Palavras-chave: Processo formativo on-line; Aula investigativa; Ciclo PPDAC; ATD.

Resumo

Este artigo objetiva compreender a escolha do tema como parte constitutiva de uma aula investigativa. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa durante a realização de um curso de formação de professores, com duração de 50h, denominado MATEMÁTICA #COmVIDa, estruturado em três módulos: I Ensino de Estatística; II Ciclo Investigativo PPDAC e III Elaboração de Sequências de Ensino. Participaram do curso 30 professores da Educação Básica e 20 alunos da graduação de Matemática. Dado o período de pandemia, o curso ocorreu via Google meet, com atendimento no chat pelo aplicativo Telegram, que acontecia antes e depois dos encontros síncronos. O material coletado no chat permitiu a delimitação do corpus por meio da Análise Textual Discursiva. Como procedimento de análise, foram obtidas unidades de sentido que evidenciaram dificuldades constituintes da categoria final: a escolha do tema na aula investigativa. Diante desta constatação, conclui-se que um processo de formação para professores da Educação Básica, que pretenda planejar e desenvolver aulas numa perspectiva investigativa, deve considerar que o tema é abrangente e indica possibilidades diversas para o estudo de vários conteúdos, numa dimensão social e pedagógica, conforme o contexto daquela sala de aula e da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizabete Souza Couto, UESC
Possui graduação em Pedagogia pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna / FESPI (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz/Universidade Federal da Bahia - UFBA (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Atualmente é estatutária - professora titular na Universidade Estadual de Santa Cruz, Professora credenciada no programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) e no Programa de pós-Graduação em Formação de Professores da Educação Básica (PPGE). Tem experiência na área de Educação, ensino, pesquisa e extensão com ênfase em formação e desenvolvimento profissional de professores, aprendizagem da docência, tecnologias educacionais educação a distância e alfabetização.
Sandra Paula Almeida Nascimento, Secretária de Educação da Bahia - SEBA
Mestre em Educação Matemática(2019), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2017) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2000). MBA em Gestão Empresarial, USP; É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências - GPEMEC Experiência e atuação na área de Educação, lecionando as disciplinas Matemática e de Gestão e Negócios com ênfase em Educação.
Publicado
2022-02-22
Como Citar
DE PAULA, M.; COUTO, M. E.; DE LIMA, D.; NASCIMENTO, S. P.; FREITAS, A. CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO FORMATIVO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A ESCOLHA DO TEMA EM UMA AULA INVESTIGATIVA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 5, n. 1, 22 fev. 2022.