CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO FORMATIVO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A ESCOLHA DO TEMA EM UMA AULA INVESTIGATIVA
Palavras-chave:
Processo formativo on-line; Aula investigativa; Ciclo PPDAC; ATD.
Resumo
Este artigo objetiva compreender a escolha do tema como parte constitutiva de uma aula investigativa. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa durante a realização de um curso de formação de professores, com duração de 50h, denominado MATEMÁTICA #COmVIDa, estruturado em três módulos: I Ensino de Estatística; II Ciclo Investigativo PPDAC e III Elaboração de Sequências de Ensino. Participaram do curso 30 professores da Educação Básica e 20 alunos da graduação de Matemática. Dado o período de pandemia, o curso ocorreu via Google meet, com atendimento no chat pelo aplicativo Telegram, que acontecia antes e depois dos encontros síncronos. O material coletado no chat permitiu a delimitação do corpus por meio da Análise Textual Discursiva. Como procedimento de análise, foram obtidas unidades de sentido que evidenciaram dificuldades constituintes da categoria final: a escolha do tema na aula investigativa. Diante desta constatação, conclui-se que um processo de formação para professores da Educação Básica, que pretenda planejar e desenvolver aulas numa perspectiva investigativa, deve considerar que o tema é abrangente e indica possibilidades diversas para o estudo de vários conteúdos, numa dimensão social e pedagógica, conforme o contexto daquela sala de aula e da comunidade.Downloads
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Publicado
2022-02-22
Como Citar
DE PAULA, M.; COUTO, M. E.; DE LIMA, D.; NASCIMENTO, S. P.; FREITAS, A. CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO FORMATIVO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A ESCOLHA DO TEMA EM UMA AULA INVESTIGATIVA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 5, n. 1, 22 fev. 2022.
Seção
Artigos
Copyright (c) 2022 Marlúbia Corrêa de Paula, Maria Elizabete Souza Couto, Débora Cabral de Lima, Sandra Paula Almeida Nascimento, Alessandra Costa Freitas

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