GALILEU E O MITO DA TORRE DE PISA: REVISITANDO A TEMÁTICA EM MEIOS DIGITAIS EDUCATIVOS

  • Leonardo André Testoni UNIFESP
  • Claudio Wagner Locatelli Universidade Federal do ABC
  • Solange Wagner Locatelli Universidade Federal do ABC https://orcid.org/0000-0002-7639-6772
  • Arthur Biasotto Caldeira Gomes Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Galileu, Ensino de Ciências, Queda de corpos, História das Ciências, Meios digitais

Resumo

A utilização de episódios históricos no ensino de ciências representa uma estratégia com grande potencial pedagógico, sendo validada por muitos pesquisadores das comunidades científica e educacional, entretanto sua utilização sem as devidas cautelas, pode causar distorções nos fatos, trazendo uma visão de ciência linear, indutivista e individualmente erguida. Da mesma forma, a utilização de tecnologias no contexto pedagógico já demonstrou seu importante papel para a aprendizagem em ciências, ainda mais em um contexto pandêmico, onde o isolamento social faz com que meios digitais (MD) com fins didáticos, nesse artigo considerados como sites e plataformas educativas, estejam cada vez mais presentes nos ambientes escolares. Articulando tais vertentes, o presente artigo busca observar a inserção de episódios históricos em tais MD, especificamente, o controverso experimento que Galileu teria realizado na Torre de Pisa que, apesar de carecer de registros históricos fidedignos, continua no imaginário popular na educação em Física. Para tanto, analisamos sites e plataformas digitais de livre acesso na internet e que traziam o fatídico episódio como pano de fundo de seus conteúdos. Os resultados emergidos da análise trazem observações preocupantes, principalmente por se tratarem de meios com acesso livre e ampla repercussão nacional que, além de reforçar a ocorrência de um experimento sem registro historiográfico e com resultados discutíveis, trazendo uma visão equivocada de ciências, com simplificação de seus métodos e coletividade, perpetuando a existência de mitos fundadores em determinadas áreas de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-02-04
Como Citar
TESTONI, L.; LOCATELLI, C.; LOCATELLI, S.; GOMES, A. GALILEU E O MITO DA TORRE DE PISA: REVISITANDO A TEMÁTICA EM MEIOS DIGITAIS EDUCATIVOS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 5, n. 1, 4 fev. 2022.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##