APRENDER PELA PESQUISA CENTRADA NO ALUNO: UM MOVIMENTO PARA DESENVOLVER OS CONTEÚDOS ATITUDINAIS, PROCEDIMENTAIS E CONCEITUAIS

Palavras-chave: Dicumba. Conteúdos Atitudinais, Procedimentais e Conceituais. Aprender pela Pesquisa Centrada no Aluno.

Resumo

  Este artigo objetiva apresentar uma relação significativa de ensino entre a metodologia ativa Dicumba e os conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais no ensino de química. Esta pesquisa teórica de cunho interpretativo desenvolve-se em meio a três seções distintas e complementares, enfatizando a metodologia, os três conteúdos e a relação entre esses. Ao término, evidenciou-se que a Dicumba possibilita o desenvolvimento e a mobilização dos conteúdos de modo eficiente, despertando a curiosidade do aluno pela química a partir de seus próprios interesses, bem como que a aprendizagem plena ocorre mediante o desenvolvimento de três grupos de competências: saber, saber-fazer e saber-ser.

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Biografia do Autor

Willian Patrick Oliveira da Silveira, Universidade Federal do Paraná
Graduando em Química; bolsista de Iniciação à Docência.
Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná
Graduado em Química - UPF, Especialista em TICs - FURG, Mestre em Educação Química - UFU, Doutorando em Educação em Ciências - UFRGS
Publicado
2021-11-26
Como Citar
SILVEIRA, W.; BEDIN, E. APRENDER PELA PESQUISA CENTRADA NO ALUNO: UM MOVIMENTO PARA DESENVOLVER OS CONTEÚDOS ATITUDINAIS, PROCEDIMENTAIS E CONCEITUAIS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 5, n. 1, 26 nov. 2021.