PRODUÇÃO DE VIDEOS DOCUMENTÁRIOS PARA O DIÁLOGO INTERCULTURAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM COMUNIDADES TRADICIONAIS
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Diálogo intercultural, Vídeo documentário
Resumo
Apresentamos os resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi analisar vídeos documentários produzidos por estudantes de comunidades tradicionais agrícolas que frequentam uma escola pública localizada no município de Coração de Maria, Bahia e, sobre eles, apontar possibilidades de diálogo intercultural no ensino de ciências. A coleta de dados se deu sobre os conteúdos desses vídeos durante uma oficina de produção de vídeos abordando os seus conhecimentos tradicionais ligados à fauna e a flora local com posterior Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que os estudantes representaram detalhadamente os seus conhecimentos e práticas acerca das plantas e animais que estão presentes nos seus cotidianos agrícolas. Consideramos como importante que os professores motivem os estudantes a construção de vídeos documentários como uma via de investigar e compreender quais são os seus conhecimentos e práticas para envolvê-los no diálogo intercultural com os conhecimentos científicos, facilitando a contextualização e significação dos conteúdos ensinados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-02-22
Como Citar
PEREIRA, B.; BAPTISTA, G. PRODUÇÃO DE VIDEOS DOCUMENTÁRIOS PARA O DIÁLOGO INTERCULTURAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM COMUNIDADES TRADICIONAIS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 5, n. 1, 22 fev. 2022.
Seção
Artigos
Copyright (c) 2022 Geilsa Costa Santos Baptista, Brenda Évelyn da Conceição Pereira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR