Contribuições das disciplinas experimentais da Licenciatura em Física para a formação dos saberes docente
Palavras-chave:
Ensino de Física, Formação de professores, Física Experimental, Saberes docente
Resumo
As pesquisas apontam lacunas na formação inicial de professores, principalmente, devido a separação entre os saberes disciplinares e os saberes pedagógicos. Também mostram que as aulas de laboratório estão associadas a roteiros fechados e centradas no modelo aplicacionista, priorizando os conhecimentos específicos da Física e o método científico, em detrimento de uma formação pedagógica adequada para a sua utilização no Ensino Médio, ignorando seu potencial mediador para a Transposição Didática dos saberes. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de avaliar as contribuições das disciplinas de Física Experimental das Licenciaturas em Física para a construção dos saberes docentes, a partir dos conceitos de saberes propostos por Tardif e da Transposição Didática na visão de Chevallard. A metodologia de pesquisa foi o estudo de caso qualitativo, referenciado em Stake. Como instrumento para coleta de dados foram utilizados questionários, aplicados online para 65 professores de todo o Brasil, e entrevistas semiestruturas, aplicadas para 16 professores formados nas universidades do Rio Grande do Sul que apresentam Licenciatura e Bacharelado. A pesquisa mostrou a necessidade de uma atualização das disciplinas de Física Experimental da Licenciatura em Física, a fim de que contribuam mais significativamente para a formação dos professores que atuam no Ensino Médio.Downloads
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Publicado
2021-03-03
Como Citar
MARQUES, N. L.; ORENGO, G. Contribuições das disciplinas experimentais da Licenciatura em Física para a formação dos saberes docente. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 1, 3 mar. 2021.
Seção
Artigos
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