Matemática, Pensamento Computacional e BNCC: desafios e potencialidades dos projetos de ensino e das tecnologias na formação inicial de professores

  • Luciana Leal da Silva Barbosa Instituto Federal de São Paulo – Birigui
  • Marcus Vinícius Maltempi Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação e do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática
Palavras-chave: Educação Básica, Pensamento Computacional, Matemática, Competências, BNCC

Resumo

Este trabalho traz uma discussão sobre o pensamento computacional na educação matemática acompanhada de um relato de experiência da disciplina Informática e Educação Matemática oferecida em um curso de Licenciatura em Matemática. Esse componente curricular tinha como foco trabalhar o Pensamento Computacional (PC) articulado ao ensino da matemática por meio de atividades mão-na-massa utilizando tecnologias digitais. Tal foco surge da necessidade de atualizar a formação de professores diante das novas diretrizes definidas pela Base Nacional Comum Curricular, que trouxe o Pensamento Computacional como uma das habilidades a serem desenvolvidas nos estudantes da Educação Básica. O objetivo deste texto é, portanto, discutir o PC e refletir sobre as vivências de ensino e aprendizagens desenvolvidas durante essas disciplinas, investigando a seguinte problemática: quais as potencialidades e desafios que surgem nos espaços dedicados à formação inicial de professores quando se propõem trabalhar com práticas de ensino que articulam matemática, PC e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Os resultados obtidos apontam para diversas possibilidades de se articular esses três elementos ao mesmo tempo em que impõem desafios aos atuais e futuros professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Leal da Silva Barbosa, Instituto Federal de São Paulo – Birigui
Professora do Instituto Federal de São Paulo – Birigui
Marcus Vinícius Maltempi, Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação e do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática
Professor do Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação e do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática. Membro do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM). Rio Claro, SP, Brasil. 
Publicado
2020-11-12
Como Citar
LEAL DA SILVA BARBOSA, L.; MALTEMPI, M. Matemática, Pensamento Computacional e BNCC: desafios e potencialidades dos projetos de ensino e das tecnologias na formação inicial de professores. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 3, 12 nov. 2020.
Seção
Artigos