EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA ERA DA PÓS-VERDADE: A FRAGILIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS BIOLÓGICOS
Palavras-chave:
Pós-verdade, Anticiência, Ensino de Biologia, Educação Científica
Resumo
O fenômeno da pós-verdade intensificou a tentativa de desqualificação da Ciência como produtora de conhecimento. Apoiados na superficialidade dos argumentos e divulgação de notícias falsas, grupos negacionistas têm disseminado seus conteúdos e colocado em risco a vida das pessoas. Diante disso, este artigo que se caracteriza como uma revisão de literatura do tipo narrativa, tem como objetivo discutir a fragilização dos conhecimentos biológicos no atual contexto de pós-verdade, e como o Letramento Biológico pode colaborar para a superação desses tempos. O trabalho está dividido em duas seções: a primeira analisa o fenômeno da pós-verdade e sua relação com os grupos anticiência, enquanto a segunda discute o conhecimento biológico e o Letramento Científico na era da pós-verdade. Com base nessas reflexões, entendemos que a popularização dos conhecimentos produzidos pela Ciência, bem como a compreensão de sua natureza e métodos, são fundamentais para ajudar a conter o avanço desses movimentos negacionistas.Downloads
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Publicado
2021-12-21
Como Citar
MORAIS FEITOSA, A.; GOMES DE MEDEIROS, F.; MAIA CAVALCANTE, C. EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA ERA DA PÓS-VERDADE: A FRAGILIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS BIOLÓGICOS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 5, n. 1, 21 dez. 2021.
Seção
Artigos
Copyright (c) 2022 Antonio Augusto Morais Feitosa, Francisca Valkiria Gomes de Medeiros, Cícero Antonio Maia Cavalcante

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