AVES E MAMÍFEROS DA CAATINGA: EXPERIÊNCIAS COM JOGOS EDUCATIVOS PARA A VALORIZAÇÃO DA FAUNA LOCAL
Palavras-chave:
Jogos educativos; Animais nativos; Educação em Ciências; Educação Ambiental
Resumo
Os jogos educativos têm um potencial significativo para estimular o ensino e a aprendizagem. São recursos que relacionam teoria e prática nos mais variados conteúdos. Além disso, podem estimular habilidades cognitivas como resolução de problemas, criatividade, raciocínio rápido e criticidade. Mediante isso, esse artigo teve como objetivo analisar três jogos educativos para o reconhecimento de aves e mamíferos da Caatinga em termos de adequabilidade, atratividade, aprendizagem e limitações. Os jogos foram desenvolvidos durante oficinas de Educação Ambiental em três escolas públicas de ensino no estado do Piauí, Nordeste do Brasil. Durante as oficinas foram aplicados questionários a 107 estudantes. Em geral, os jogos propostos alcançaram resultados significativos em relação à: (a) adequação das regras e público-alvo; (b) atração, principalmente acerca das imagens de animais utilizadas; (c) aprendizagem de novos conceitos e (d) limitações apontadas pelos estudantes. Consideramos que os jogos educativos elaborados e aplicados apresentam-se como um importante recurso auxiliar no ensino de espécies da fauna local. Assim, podem ser facilmente aplicados nas disciplinas curriculares de Ciências e Biologia, principalmente para sensibilizar estudantes da importância de conservação da diversidade faunística local.Downloads
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Publicado
2022-02-22
Como Citar
SOUSA DOS SANTOS FERREIRA, L.; SILVA, A.; DE MEDEIROS SILVA SOUTO, W.; MARTINS NÁPOLIS, P. AVES E MAMÍFEROS DA CAATINGA: EXPERIÊNCIAS COM JOGOS EDUCATIVOS PARA A VALORIZAÇÃO DA FAUNA LOCAL. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 5, n. 1, 22 fev. 2022.
Seção
Produtos Educacionais
Copyright (c) 2022 Letícia Sousa dos Santos Ferreira, Alderyce Passos Silva, Patrícia Maria Martins Nápolis

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