Análise da proximidade entre as questões do Enem e as novas orientações da BNCC para a Física no ensino médio

  • Alisson Giacomelli Universidade de Passo Fundo
  • Felipe Serro Algeri
  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Enem, BNCC, Física, Ciências da Natureza, Educação

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se uma análise comparativa entre as novas orientações da Base Nacional Comum Curricular para a área de Ciências da Natureza e as questões de Física encontradas nos anos de 2016, 2017 e 2018 na primeira aplicação da prova do Enem. Pesquisas anteriores relatam o ganho de importância dessa prova após passar a servir como forma de ingresso no ensino superior, mas também apontam tentativas falhas em contextualizar assuntos e em realizar a interdisciplinaridade. Com o advento da BNCC, surgiu a oportunidade de reavaliar a prova do Enem, a fim de compreender as tendências desta e prever adaptações para o cumprimento das novas orientações nacionais. Ao todo, foram avaliadas 40 questões de Física do Enem e 26 habilidades de três competências distintas da BNCC, na busca por correlações entre elas. Aparentemente, a prova possui uma tendência conteudista, o que vai de encontro com a maior parte das habilidades da Base. Alguns assuntos da Física ainda precisam ser inseridos na prova. Na parte de contextualização e da interdisciplinaridade, as provas analisadas apresentam melhora em comparação com pesquisas anteriores. A Base traz uma preocupação grande com o conhecimento do método e do desenvolvimento da Ciência, além da capacidade de aplicação do método e de análise e difusão de informações científicas, sendo possível que futuras provas também reservem espaço para tais discussões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Giacomelli, Universidade de Passo Fundo
Doutor em Educação pela UPF, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UPF, Especialista em Física pelaUPF e Licenciado em Física pela UPF. Professor do curso de Física da UPF.
Felipe Serro Algeri
Licenciado em Física pela UPF.
Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo
Doutor em Educação em Ciências pela UFRGS, Mestre em Ensino de Física pela UFRGS, Especialista emFísica pela UPF, Licenciado em Física pela UFSM, Licenciado em Matemática pela UPF, Docente permanenteno programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática – UPF, Docente permanente no programade pós-graduação em Educação – UPF. Docente do curso de Física – UPF.
Publicado
2021-03-01
Como Citar
GIACOMELLI, A.; ALGERI, F.; DARROZ, L. Análise da proximidade entre as questões do Enem e as novas orientações da BNCC para a Física no ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 1, 1 mar. 2021.