A Contação de história como estratégia para o ensino de ciências

  • Hugo Noronha da Silva Barros IMA/UFRJ
  • Ana Carolyne de Oliveira Cardoso IFRJ
  • Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira NUTES/UFRJ
  • Jorge Cardoso Messeder IFRJ/Docente do PROPEC
Palavras-chave: Contação de história, Ensino de Ciências, Ensino Fundamental

Resumo

O artigo traz discussões sobre uma intervenção pedagógica, proposta em um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que objetivou promover uma associação entre histórias infantojuvenis e o ensino de ciências. As atividades foram baseadas no enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), a partir de um estudo do tipo qualitativo, classificado como pesquisa-intervenção. O tema norteador da pesquisa se deu a partir de uma contação de história, para 23 crianças do 4º ano do ensino fundamental da rede municipal do município de Duque de Caxias (RJ). Em seguida, foram desenvolvidas estratégias didáticas em sala de aula, promovendo a abordagem CTS, por meio das narrativas da literatura infantojuvenil, o que propiciou uma oficina de confecção de lunetas com discussões humanísticas e uma atividade que evidenciou riscos químicos de produtos saneantes domissanitários. Assim, a pesquisa possibilitou a exploração de novas perspectivas para a alfabetização científica das crianças dessa etapa da escolarização. Os resultados apontaram para as possibilidades de se aliar as histórias infantojuvenis e o ensino de ciências, promovendo discussões humanísticas e sociocientíficas, aproximando o saber científico ao mundo real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolyne de Oliveira Cardoso, IFRJ
Licencianda em Química pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).
Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira, NUTES/UFRJ
Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde NUTES/UFRJ. Professora da Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias (RJ).
Jorge Cardoso Messeder, IFRJ/Docente do PROPEC
Doutor em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia. Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do IFRJ.
Publicado
2020-12-04
Como Citar
BARROS, H.; CARDOSO, A. C.; OLIVEIRA, D. A. A.; MESSEDER, J. A Contação de história como estratégia para o ensino de ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 1, 4 dez. 2020.