Seguindo as pegadas de Sherlock Holmes: uma proposta de atividade investigativa utilizando novas tecnologias

  • Paulo Victor Santos Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) campus Volta Redonda https://orcid.org/0000-0001-5440-7410
  • Fernando dos Santos Neto Colégio Interativo, Volta Redonda – RJ
  • Marta Maximo-Pereira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) campus Nova Iguaçu
Palavras-chave: Ensino por Investigação, TICs, Cinemática, Ensino de Física

Resumo

Repensar o papel das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino e refletir sobre a forma de se trabalhar assuntos da Cinemática no Ensino Médio são duas questões que estão colocadas para a pesquisa em Ensino de Física. Neste trabalho é apresentada uma proposta de atividade investigativa experimental que envolve o uso das TIC na elaboração de um modelo para o caminhar de uma pessoa. A questão que dá ensejo à atividade se baseia em um fragmento do livro “Um estudo em vermelho”, no qual o famoso personagem Sherlock Holmes fez sua estreia na literatura. Os dados do experimento são obtidos e tratados mediante o uso dos softwares livres Tracker e LibreOffice/Calc. Este artigo busca mostrar que as TIC podem fornecer uma importante contribuição à aprendizagem de conhecimentos e de práticas que caracterizam o fazer científico, desde que sejam utilizadas no contexto de atividades elaboradas para tais finalidades, sendo o ensino por investigação uma abordagem didática apropriada para isso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Victor Santos Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) campus Volta Redonda
Possui graduação em física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), mestrado em ensino de física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em física pela Universidade Federal Fluminense (2016). É membro da Sociedade Brasileira de Física (2007) e professor adjunto IV do Instituto Federal do Rio Janeiro. Participou, entre 2012 e 2016, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Sistemas Complexos, do CNPq. É docente no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física. Tem interesse sistemas complexos, teoria de jogos evolucionários, redes complexas e ensino de física.
Publicado
2020-11-23
Como Citar
SANTOS SOUZA, P.; DOS SANTOS NETO, F.; MAXIMO-PEREIRA, M. Seguindo as pegadas de Sherlock Holmes: uma proposta de atividade investigativa utilizando novas tecnologias. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 1, 23 nov. 2020.