ANÁLISE DE ASPECTOS SOCIOCIENTÍFICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA PARA A PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

  • João Paulo Stadler Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolgia do Paraná - campus Palmas
  • Mariana da Silva Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - campus Palmas http://orcid.org/0000-0002-1094-6604
Palavras-chave: Aspectos sociocientíficos, Livro didático, PNLD, Ensino de Química.

Resumo

Investigar possibilidades para o uso do livro didático é relevante devido à importância desse recurso didático, ao ponto de se tornar o único instrumento de estudo para o aluno e de apoio ao professor, em razão da ampla distribuição promovida pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no país. Dentre as várias concepções de ensino de Química, a abordagem de Aspectos Sociocientíficos (ASC) utiliza a contextualização com base em temas socialmente relevantes mobilizados pela discussão de controvérsias pautada no conhecimento científico. Por isso, investigar como os livros didáticos de Química abordam ASC em sua concepção e elaboração pode auxiliar os professores a empregar essa concepção de ensino. Esta pesquisa foi centrada na análise dos livros de Química destinados à primeira série do Ensino Médio pelo PNLD. A metodologia empregada foi a análise categorial de conteúdo baseadas nos indicadores: tema global, presença de controvérsia e critérios de relevância para classificar os textos em potenciais promotores de discussões sociocientíficas. Posteriormente foi delimitado o tipo de abordagem e o tipo de controvérsia apresentados. Verificou-se que as grandes diferenças entre as obras impedem sua comparação por fragmento. Dessa forma, optou-se por fragmentá-las na categorização, produzir um perfil para as obras e, a partir dele, compará-las. Embora todas as obras tenham apresentado fragmentos com potencial de fomentar a discussão sociocientífica, os livros não trazem todas as informações necessárias para a discussão controvertida. Além disso, constatou-se a necessidade de aumentar a quantidade de temas de contexto e tipos de abordagem para abarcar os exemplos contidos nos livros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Stadler, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolgia do Paraná - campus Palmas
Mestre e doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em FormaçãoCientífica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Curitiba. Professordo Colegiado de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – campusPalmas.
Mariana da Silva Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - campus Palmas
Doutora em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo. Professorado Colegiado de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – campusPalmas. Brasil.
Publicado
2020-06-29
Como Citar
STADLER, J.; AZEVEDO, M. ANÁLISE DE ASPECTOS SOCIOCIENTÍFICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA PARA A PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 1, 29 jun. 2020.