Ciências para as crianças: a Transposição Didática na formação inicial em Pedagogia como processo criativo de (trans)formação

  • Giseli Duarte Bastos Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosemar de Fátima Vestena Universidade Franciscana
  • Lenira Maria Nunes Sepel Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Formação inicial, Pedagogia, Anos Iniciais, Ensino de Ciências, Transposição Didática

Resumo

Tendo em vista a curiosidade natural das crianças em questionar, testar e criar, torna-se latente que o ensino das Ciências da Natureza para os primeiros anos escolares valorize e estimule tais características, aliando-as aos aspectos da própria Ciência e de seu desenvolvimento. Para tanto, emerge a necessidade de investir-se em uma formação inicial de Pedagogos voltada a esse fim. A partir de uma disciplina sobre o Ensino de Ciências, ofertada a estudantes de Licenciatura em Pedagogia, de uma Instituição Pública de Ensino Superior, da região central do Rio Grande do Sul, Brasil, nos propomos a analisar a produção de planejamentos de atividades voltadas às Ciências da Natureza para os anos iniciais, elaborados pelas alunas ao final da disciplina. Objetivamos investigar como se deu o processo de Transposição Didática (TD) dos conhecimentos. Para tanto, à luz da Análise de Conteúdo, elegemos quatro elementos organizativos da análise, considerando a influência: das crianças ao perguntarem, das políticas públicas, da formação inicial e das concepções pessoais das estudantes. A análise dos dados demonstrou o processo de TD como um produto inédito para cada futura docente. As estudantes elaboraram seus planejamentos explorando aspectos epistemológicos, pedagógicos e psicológicos das Ciências, valorizando as características infantis aliadas ao fazer científico. Nossos resultados reiteram o quanto um processo formativo inicial pode suscitar fagulha de (trans)formação nos sujeitos que os compartilham, reforçando a responsabilidade dos Cursos de Pedagogia em oferecerem oportunidades de formação que valorizem ideias e estimulem a criação e a autonomia em Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemar de Fátima Vestena, Universidade Franciscana
Professora Doutora da Universidade Franciscana, Doutora em Educação em Ciências (UFSM)
Lenira Maria Nunes Sepel, Universidade Federal de Santa Maria
Professora Doutora da Universidade Federal de Santa Maria, Programa de educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
Publicado
2020-11-23
Como Citar
BASTOS, G.; VESTENA, R.; SEPEL, L. Ciências para as crianças: a Transposição Didática na formação inicial em Pedagogia como processo criativo de (trans)formação. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 1, 23 nov. 2020.