Formação continuada de professores do Ensino Fundamental: percepções a respeito da pesquisa científica e sua contribuição para auxiliar na Feira do Conhecimento

  • Caroline Medeiros Martins de Almeida Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Camila Maria Bandeira Scheunemann Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil
  • Letícia Azambuja Lopes Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil
  • Paulo Tadeu Campos Lopes Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil
Palavras-chave: Pesquisa científica, Formação docente, Ensino Fundamental, Feira do conhecimento

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar as percepções de professores do Ensino Fundamental sobre pesquisa científica, suas dificuldades de implementação nesse nível de ensino e qual a contribuição da formação realizada para a orientação da pesquisa científica para a Feira do Conhecimento. Trata-se de um estudo de caso com natureza qualitativa, envolvendo 81 professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental de 24 escolas de uma rede municipal da região metropolitana de Porto Alegre, RS. Foi aplicado um questionário sobre o perfil profissional, conhecimentos sobre pesquisa científica e as percepções dos professores sobre a formação, que foi analisado com base na Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que os professores consideram importante trabalhar a pesquisa científica com os alunos, e apontaram como dificuldades mais impactantes na implementação da pesquisa científica no Ensino Fundamental aspectos como a falta de tempo para desenvolvê-la na escola e a falta de recursos para esta finalidade. Atribuíram a formação como válida por melhorar o entendimento sobre o assunto, garantir suporte e orientação para a aplicação da pesquisa científica em sala de aula e auxiliar na construção de trabalhos para a Feira do Conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Medeiros Martins de Almeida, Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional. Integrante do Setor da Formação Docente - Núcleo de Inovação, Avaliação e Formação- NIAF da Universidade do Vale do Rio do Sinos.
Publicado
2021-01-29
Como Citar
ALMEIDA, C.; SCHEUNEMANN, C.; LOPES, L.; LOPES, P. Formação continuada de professores do Ensino Fundamental: percepções a respeito da pesquisa científica e sua contribuição para auxiliar na Feira do Conhecimento. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 1, 29 jan. 2021.