Traçando um perfil para o professor de Física da Educação Básica: o que preconiza a legislação brasileira?

Palavras-chave: Perfil do professor de Física, Formação inicial, Políticas públicas

Resumo

O presente texto compõe uma pesquisa mais abrangente que, no âmbito de uma tese de doutorado, pretende refletir a formação inicial de professores de Física no Brasil. Este artigo discute o perfil do educador de Física a partir de uma análise dos documentos legais que regem o Ensino Médio e o Ensino Superior. A elaboração desse perfil foi dividida em duas etapas: a primeira apresenta o perfil do professor de Física esperado pelos documentos legais que regem o Ensino Médio, que é o maior espaço de atuação do licenciado em Física; a segunda mostra o perfil pretendido do licenciado em Física a partir dos documentos que orientam a Formação de Professores no Ensino Superior. Com a constituição desse perfil, promove-se sua articulação com referenciais teóricos e com a literatura sobre saberes docentes e, assim, pensa-se em investigações mais propositivas na tese. Contudo, entende-se que mostrar esses perfis pode contribuir com o debate vigente sobre a formação de professores em nosso país, especialmente dada a complexidade de saberes, capacidades, habilidades, valores e ações que se espera desse educador segundo os documentos oficiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisiane Araujo Pinheiro, Instituto Federal Sul-rio-grandense
Licenciada e Bacharel em Física pala PUCRS. Mestrado Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Docente EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Passo Fundo. 
Neusa Teresinha Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.  Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Publicado
2020-12-07
Como Citar
PINHEIRO, L.; MASSONI, N. Traçando um perfil para o professor de Física da Educação Básica: o que preconiza a legislação brasileira?. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 1, 7 dez. 2020.