Nanoestruturas em cosméticos: O que pensam estudantes de um curso técnico e as implicações da Ciência e Tecnologia nos produtos que utilizam nanoestruturas

  • Letícia Cantiliano Perez Universidade Federal do Pampa
  • Leandro Duso
  • Paulo Henrique Guadagnini
  • Renata Lindemann
Palavras-chave: Nanotecnologia, Alfabetização científica, CTS

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir as compreensões de estudantes de um curso técnico em estética, sobre a presença de nanoestruturas na composição dos cosméticos, na perspectiva de uma Alfabetização Científica e das implicações da Ciência e Tecnologia CT  nos produtos que utilizam as mesmas. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada em duas intervenções, as quais forneceram subsídios através de questionários, vídeos, artigos, relatórios e pesquisas para que surgisse um debate de ideias, com todas essas contribuições  a intenção foi de que as estudantes  construíssem um processo  de reflexão e debate sobre o consumo de nanocosméticos em seu cotidiano. A partir da análise dos materiais  coletados emergiram duas categorias: Visão ingênua sobre nanopartículas  em cosméticos e Implicações da CT nos produtos que utilizam nanopartículas. Na primeira foi observada uma visão simplista das estudantes frente a essa realidade, sem ao menos problematizar o uso desses nanocosméticos  e seus possíveis malefícios para a saude humana e para o meio ambiente, apresentando um conhecimento superficial sobre o tema, porém, a partir da intervenção tiveram a oportunidade de reorganizar, reelaborar e ressignificar suas compreensões sobre a presença da nanotecnologia em cosméticos. Em relação as implicações foi possível notar que a falta de conhecimentos  inter-relacionados da CT com a realidade, forma profissionais acríticos e alheios aos seus direitos e deveres como cidadãos. Conclui-se  a partir  do exposto que é necessário que  processos técnicos formativos considerem aspectos da Educação CTS em seus currículos, para a formação de indivíduos conscientes do seu papel na sociedade, com uma visão ampla dos reais problemas vivenciados nas suas profissões e as implicações destes na atualidade e ainda com conhecimento técnico para uma tomada de decisão consciente sobre o que lhes é ofertado.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-23
Como Citar
CANTILIANO PEREZ, L.; DUSO, L.; GUADAGNINI, P. H.; LINDEMANN, R. Nanoestruturas em cosméticos: O que pensam estudantes de um curso técnico e as implicações da Ciência e Tecnologia nos produtos que utilizam nanoestruturas. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 1, 23 nov. 2020.