A EDUCAÇÃO 4.0: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS DO SÉCULO XXI

Palavras-chave: Formação de Professores, Educação 4.0, Século XXI, Oficina, Formação Continuada

Resumo

Este artigo apresenta um Estudo de Caso realizado em uma oficina voltada a Formação de Professores ocorrida no segundo semestre de 2019. Diante das tantas transformações que vêm acontecendo e envolvendo inúmeros segmentos da sociedade, a Educação não pode ficar à margem e ignorar que há necessidade em delinear estratégias e metodologias para que os professores estejam preparados e obtenham adequada formação de modo que os discentes atuem, futuramente, de forma ativa e consonante às necessidades e realidades do século XXI. Esta proposta teve por objetivo propiciar um momento de formação para professores, de modo a discutir, de forma inicial, as mudanças que se fazem mister e o que vêm sendo previsto envolvendo a Educação 4.0, enfocando no modo como se poderia pensar em adotar novas posturas, dando espaço para que o docente pudesse repensar e refletir acerca de seu papel no momento atual, bem como, sobre quais serão suas competências no contexto atual. A oficina realizou-se no ambiente de uma Universidade e era aberta a todos os professores, independente se atuavam na Educação Básica ou superior, ou mesmo para alunos das licenciaturas, que podiam manifestar interesse em participar mediante inscrição prévia. Um participante manifestou interesse e compareceu e, por este motivo, este trabalho corresponde a um Estudo de Caso. Foram coletados dados de natureza qualitativa através de um questionário semiestruturado e, após, solicitou-se que o participante esboçasse um plano de aula em acordo com o que foi discutido no decorrer da oficina. O professor participante mostrou conhecimento e propriedade acerca do tema abordado e apontou que há necessidade em atribuir melhores condições às capacitações docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Luiz Lemes, Universidade Luterana do Brasil
Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências eMatemática na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemáticano Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA..
Renato Pires dos Santos, Universidade Luterana do Brasil
Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Professor adjunto no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA.
Publicado
2021-01-29
Como Citar
LEMES, I.; DOS SANTOS, R. A EDUCAÇÃO 4.0: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS DO SÉCULO XXI. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 1, 29 jan. 2021.