USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA-CE

  • Breno Machado de Almeida Almeida
  • Maurício dos Santos Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
  • Nilson de Souza Cardoso Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Jaqueliene Rabelo de Lima Universidade Estadual do Ceará - UECE
Palavras-chave: Citologia, Aulas diferenciadas, Ensino-aprendizagem

Resumo

Um dos maiores desafios no ensino de Ciências é despertar nos alunos o interesse e a curiosidade pelos processos básicos da vida. Com o objetivo de contribuir nesse processo, as metodologias alternativas de ensino vêm se destacando como estratégias promissoras no processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, este trabalho utilizou metodologias alternativas, dentre as quais, aulas teórico-práticas, produção e uso de modelos e jogos didáticos, para abordar o tema, microscopia e citologia, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II da Escola de Ensino Fundamental Maria do Carmo Cardoso, Independência-CE. Os resultados demonstraram que o uso de metodologias diferenciadas foi exitosa, uma vez que, promoveu uma aprendizagem significativa dos conteúdos trabalhados. Conclui-se que essas estratégias didáticas podem ser adotadas no ensino de ciências com o objetivo de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e atrativo, além de proporcionar ao aluno uma aprendizagem significante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício dos Santos Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
Mestrando em Genética e Melhoramento - UFPI
Nilson de Souza Cardoso, Universidade Estadual do Ceará - UECE
Professor da UECE
Jaqueliene Rabelo de Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE
Professora da UECE
Publicado
2020-11-18
Como Citar
ALMEIDA, B.; ARAÚJO, M.; CARDOSO, N.; LIMA, J. USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA-CE. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 1, 18 nov. 2020.