PESQUISA BASEADA EM DESIGN: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA ENVOLVENDO O TEOREMA DE PITÁGORAS

  • Charles Bruno da Silva Melo Educar-se
  • Glaucia Cabral Moraes
  • Eleni Bisognin
  • Aline Grohe Schirmer Pigatto
Palavras-chave: Pesquisa Baseada em Design, Situação-problema, Teorema de Pitágoras, Ensino de Matemática

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo analisar a eficácia de um artefato pedagógico, nesse caso, uma situação-problema sobre o Teorema de Pitágoras em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental a partir das etapas propostas por Reeves (2000) para a Pesquisa Baseada em Design (PBD). A pesquisa envolveu um grupo de quatro professores de Matemática e uma turma de 9º ano composta por 30 alunos de uma escola privada de Santa Cruz do Sul/RS. O estudo se desenvolveu a partir de uma revisão teórica sobre a PBD, bem como foi estrutura nas quatro fases: descrição do problema educativo, descrição do desenvolvimento do artefato pedagógico a partir de uma teoria norteadora, descrição da intervenção pedagógica e descrição de princípios de design.  De natureza qualitativa, teve como instrumentos de coleta de dados: a observação participante, durante o desenvolvimento das atividades realizadas pelos alunos no laboratório de informática, e o diário de campo, do pesquisador e do professor titular da turma. Os resultados demonstram que é necessário um envolvimento coletivo dos professores para um planejamento efetivo, assim como objetividade no trabalho docente. Igualmente, deve-se fazer o planejamento do tempo para as atividades que serão desenvolvidas em sala de aula com a exploração do artefato, para proporcionar um maior aproveitamento educacional. Em relação à aplicação do artefato, mesmo sendo necessários alguns ajustes, pode-se afirmar que a situação-problema se configurou como um bom artefato pedagógico, visto que promoveu um envolvimento dos alunos durante toda atividade, proporcionou o uso do software GeoGebra como uma ferramenta pedagógica e permitiu que os estudantes pudessem discutir e refletir de modo coletivo sobre o conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-14
Como Citar
MELO, C. B. DA; MORAES, G.; BISOGNIN, E.; PIGATTO, A. PESQUISA BASEADA EM DESIGN: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA ENVOLVENDO O TEOREMA DE PITÁGORAS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 1, 14 jan. 2021.