Modelagem matemática no ensino fundamental: estudo de funções 1º grau analisando contas de água e energia elétrica

Palavras-chave: Método tradicional. Modelagem matemática. Funções de primeiro grau. aprendizagem.

Resumo

Decorar fórmulas, gráficos e tabelas são estratégias comuns de ensino em matemática. Entretanto, o presente trabalho apresenta uma proposta de Modelagem Matemática aplicada ao Ensino Fundamental como ferramenta de ensino-aprendizagem de funções do 1º grau analisando contas de água e energia elétrica numa escola pública. A pesquisa foi realizada em 2019, e comparou a aprendizagem dos estudantes usando o método Tradicional de Ensino com o método de Modelagem Matemática. Os procedimentos metodológicos das atividades de Modelagem Matemática seguiram as seguintes etapas: escolha do tema, explanação teórica e pesquisa realizado pelos alunos, levantamento de problemas, resolução de problemas e análise crítica das soluções. Os resultados mostraram que o desempenho geral dos estudantes na etapa N1 variaram de 2,5-7,5, enquanto que após a aplicação da Modelagem Matemática os resultados variaram de 6-10, mostrando que a metodologia adotada melhorou a aprendizagem dos estudantes. Os resultados obtidos usando PCA sobre as metodologias de Ensino Tradicional (N1) e Modelagem Matemática (N2) mostrou que as duas variáveis analisadas apresentaram uma clara separação em 4 grupos distintos. Neste contexto, a Modelagem Matemática mostrou ser uma ótima alternativa e uma grande aliada para o ensino de funções de 1ª grau frente ao Método Tradicional de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Lopes Ferreira, IFCE/Campus Caucaia
Estudante de especialização em ensino de ciências da natureza, IFCE/Campus Caucaia, Fortaleza, CE, Brasil.
Maxwell Lima Maia, IFCE/Campus Caucaia
Mestrando em Química analítica, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza, CE, Brasil. Servidor Técnico de Lab. em Química do IFCE/Campus Caucaia
Sara Maria Peres de Morais, IFCE/Campus Maranguape
Mestra em Ciências da Informação e Bibliotecária e pesquisadora do Instituto Federal do Ceará – IFCE, Maranguape, CE, Brasil
Francisco Wagner de Sousa, IFCE/Campus Caucaia
Dr. Saneamento ambiental UFC e Professor de Química do Instituto Federal do Ceará - IFCE/Campus Caucaia, CE Brasil; prof. titular do curso de especialização em ensino de ciências natureza do IFCE Campus caucaia.
Publicado
2020-11-17
Como Citar
FERREIRA, F.; MAIA, M.; PERES DE MORAIS, S.; DE SOUSA, F. Modelagem matemática no ensino fundamental: estudo de funções 1º grau analisando contas de água e energia elétrica. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 3, 17 nov. 2020.
Seção
Artigos