Ensino de Ciências por Investigação: Uma Estratégia Didática para Auxiliar a Prática dos Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

  • Alexandre Rodrigues da Conceição Universidade Federal de Alagoas
  • Rosemeire da Silva Dantas Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Elton Casado Fireman Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Formação Inicial Docente, Estratégia Didática, Conteúdos de Botânica

Resumo

Ensinar Ciências para que os estudantes tenham condições de (re)construir sua compreensão sobre o mundo que o cerca por meio da linguagem da Ciência requer do professor uma reflexão sobre as estratégias didáticas utilizadas para essa finalidade. Nesse contexto, destacamos as potencialidades que o Ensino por Investigação pode assumir diante dessa necessidade educacional. Sendo assim, desenvolvemos uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para trabalhar dois conteúdos de Botânica a fim de investigarmos as contribuições dessa estratégia didática para aprendizagem de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que estão em formação inicial. Este estudo teve por objetivos: verificar como se deu o processo de aprendizagem dos participantes diante da aplicação da SEI; identificar quais as sugestões destes futuros docentes para sua adaptação e melhoramento e; descrever quais as potencialidades desta estratégia didática para trabalhar conteúdos de natureza biológica. A pesquisa foi desenvolvida na disciplina de Saberes e Metodologia do Ensino de Ciências II. Essa disciplina faz parte da matriz curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Desta forma, esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa, onde buscamos analisar os diálogos registrados por meio da gravação em áudio. Nesse contexto, optamos por realizar análise textual discursiva. Como resultados, constatamos que os professores em formação inicial apresentam dificuldades em fornecer explicações baseadas no conhecimento cientifico. Percebemos também que a utilização da SEI consegue tornar a sala de aula um ambiente dialógico, de descobertas e reconstrução de um conhecimento já existente se configurando como uma importante estratégia didática para trabalhar o conhecimento científico em todos os níveis de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-04-01
Como Citar
da Conceição, A., Oliveira, R., & Fireman, E. (2020). Ensino de Ciências por Investigação: Uma Estratégia Didática para Auxiliar a Prática dos Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, 3(1). https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i1.10400