Vivências de estágio de ciências da natureza no contexto da educação do campo: uma análise crítico-reflexiva
Palavras-chave:
Educação do Campo, Ensino de Ciências, Estágio Supervisionado, Formação de Professores
Resumo
O objetivo deste artigo foi relatar as experiências vivenciadas no desenvolvimento do estágio supervisionado, como forma de discutir a relevância do estágio na formação inicial do professor e da professora de ciências da Educação do Campo. Para isso, buscamos relacionar as referências bibliográficas de autores importantes para a discussão da educação do campo, a saber: Arroyo (2004), Caldart (2004/2009), Fernandes (2004), Molina (2004), entre outros, com as experiências e vivências do autor no seu campo de estágio. O Estágio Supervisionado I na área de Ciências da Natureza foi realizado no Assentamento Alto Bonito, povoado de Cansanção – Bahia, na Escola Municipal do Assentamento Alto Bonito, com a turma do nono ano da referida instituição educacional. As pesquisas bibliográfica, documental e de campo, com abordagem qualitativa, embasaram a escrita deste artigo, as quais foram analisadas a partir do cruzamento dos dados coletados por meio da observação, diálogos, entrevistas e atividades durante o estágio. Entre os resultados mais importantes, podemos destacar a gama de novos conhecimentos e experiências obtidos pelo estagiário e pelos alunos da escola do campo, além disso foram observadas a precariedade e a falta de investimentos tecnológicos e financeiros nas instituições escolares do campo, o que dificulta a efetivação de uma educação integral e de qualidade.Downloads
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Publicado
2020-04-01
Como Citar
SANTOS, J.; PORTO, K. Vivências de estágio de ciências da natureza no contexto da educação do campo: uma análise crítico-reflexiva. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 1, 1 abr. 2020.
Seção
Artigos
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