Vivências de estágio de ciências da natureza no contexto da educação do campo: uma análise crítico-reflexiva

  • Josimar de Jesus Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Klayton Santana Porto Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Palavras-chave: Educação do Campo, Ensino de Ciências, Estágio Supervisionado, Formação de Professores

Resumo

O objetivo deste artigo foi relatar as experiências vivenciadas no desenvolvimento do estágio supervisionado, como forma de discutir a relevância do estágio na formação inicial do professor e da professora de ciências da Educação do Campo. Para isso, buscamos relacionar as referências bibliográficas de autores importantes para a discussão da educação do campo, a saber: Arroyo (2004), Caldart (2004/2009), Fernandes (2004), Molina (2004), entre outros, com as experiências e vivências do autor no seu campo de estágio. O Estágio Supervisionado I na área de Ciências da Natureza foi realizado no Assentamento Alto Bonito, povoado de Cansanção – Bahia, na Escola Municipal do Assentamento Alto Bonito, com a turma do nono ano da referida instituição educacional. As pesquisas bibliográfica, documental e de campo, com abordagem qualitativa, embasaram a escrita deste artigo, as quais foram analisadas a partir do cruzamento dos dados coletados por meio da observação, diálogos, entrevistas e atividades durante o estágio. Entre os resultados mais importantes, podemos destacar a gama de novos conhecimentos e experiências obtidos pelo estagiário e pelos alunos da escola do campo, além disso foram observadas a precariedade e a falta de investimentos tecnológicos e financeiros nas instituições escolares do campo, o que dificulta a efetivação de uma educação integral e de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josimar de Jesus Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Licenciado em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza pela UFRB
Publicado
2020-04-01
Como Citar
Santos, J., & Porto, K. (2020). Vivências de estágio de ciências da natureza no contexto da educação do campo: uma análise crítico-reflexiva. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, 3(1). https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i1.10238