Uma proposta de ensino do eletromagnetismo por meio de atividades experimentais

Palavras-chave: Eletromagnetismo, Experimentação, Ensino de Ciências, Física

Resumo

A proposição de atividades que sejam flexíveis e adequadas ao nível cognitivo dos alunos, acompanhadas de reflexão crítica, que permitam o teste livre de hipóteses e sejam decorrentes de problematização constitui-se um método mais eficiente para o ensino-aprendizagem do que a mera transmissão de informações. O Eletromagnetismo é um dos conteúdos em que os estudantes em geral apresentam diversas dificuldades de aprendizagem, apesar de sua importância para a compreensão do mundo cotidiano, visto que os fenômenos elétricos e magnéticos envolvem a grande maioria dos equipamentos de nosso dia a dia. Assim, esse trabalho descreve um conjunto de atividades experimentais realizadas com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, levando-se em conta a sua executabilidade pelos próprios alunos, o baixo custo de preparação e a segurança.  A partir de um dínamo caseiro elaborado pelos pesquisadores, os alunos executaram, em grupos, 4 experimentos, envolvendo o ato de acender uma lâmpada, o funcionamento de um motor, a condutividade de materiais e relação entre energia e trabalho. O roteiro proposto estimulou a observação, reflexão e elaboração de hipóteses e a revisão de ideias sobre determinados fenômenos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Michelotti, Universidade Federal de Santa Maria
Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM); Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM); Especialista em Educação Ambiental (UFSM). Graduada em Ciências Biológicas - Habilitação Licenciatura Plena (ULBRA - Campus Cachoeira do Sul).
Fabricio Luís Lovato, Universidade Federal de Santa Maria
Professor Substituto do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM). Mestre em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica (UFSM). Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (UFSM). 
Publicado
2020-04-01
Como Citar
Michelotti, A., Lovato, F., & da Silva Loreto, E. L. (2020). Uma proposta de ensino do eletromagnetismo por meio de atividades experimentais. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, 3(1). https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i1.10233