Olhares epistemológicos na prática pedagógica de professores de Química

Palavras-chave: Educação em Ciências, Epistemologia, Ensino de Ciências, Formação de professores

Resumo

Este artigo se trata de um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada com professores supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Química de uma Universidade pública no Estado de Mato Grosso no ano de 2019. Assim, a questão norteadora se pautou nos seguintes termos: Como se expressam as concepções de Ciência e modelos didáticos subjacentes às práticas pedagógicas de professores de Química em atuação na Educação Básica? Neste recorte se busca contextualizar as relações entre sujeito-objeto e a construção do conhecimento científico ao longo do tempo, chamando para a importância de professores conhecerem sobre as bases epistemológicas, que dão sustentação ao trabalho pedagógico científico. Ainda na perspectiva do professor, que analisa sua prática, se traz a relevância da Educação científica na sociedade e a importância de compreender a mesma. A metodologia se fundamenta na contribuição da pesquisa qualitativa, tendo como abordagem o estudo de caso, e se buscou por meio de questionários, contendo questões abertas, e entrevista semiestruturada, verificar possíveis necessidades formativas quanto às concepções de Ciência expressas pelos professores com base nas sete visões deformadas presentes na literatura. O método de análise e a construção dos textos de pesquisa se desenvolveram por meio da análise textual discursiva (ATD). Os resultados indicam uma necessidade dos professores refletirem sobre a Ciência que estão a ensinar, de forma a garantir um ensino integrador e mais significativo dos conceitos científicos. As reflexões deste levantamento contribuíram para a construção de um produto educacional em formato de fascículo com a intenção de subsidiar a formação continuada para professores em atuação, em busca de auxiliar em suas possíveis necessidades formativas no Ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-04-01
Como Citar
Gonçalves, A., & Ribeiro, M. (2020). Olhares epistemológicos na prática pedagógica de professores de Química. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, 3(1). https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i1.10128