Bancadas virtuais e storyboards com ilustrações microscópicas representativas como recursos no estudo da Mecânica Quântica

  • Robson Trevisan Universidade Luterana do Brasil
  • Agostinho Serrano de Andrade Neto Universidade Luterana do Brasil
Palavras-chave: Ensino de Física, Mecânica Quântica, Bancadas Virtuais, Storyboards, Report Aloud

Resumo

Este artigo busca analisar como o uso combinado de bancadas virtuais e storyboards podem promover a compreensão conceitual do licenciando em física acerca do fenômeno da dualidade onda-partícula de entidades quânticas nos arranjos experimentais da dupla fenda e do IMZ. Verificamos, assim, a possibilidade do seu estabelecimento em uma corrente interpretativa da MQ. Portanto, a condução desta investigação converge para a identificação das interpretações privadas dos estudantes, após ações didáticas mediadas por mecanismos externos de processamento de informações. Para tanto, adotamos a harmonização de dois referenciais teóricos, sendo eles, a Teoria da Mediação Cognitiva (TMC), em razão de sua abordagem relacionada à mediação hipercultural, e a Modelização Científica de Mario Bunge, em virtude de sua percepção acerca da construção de conhecimento de forma racional em meio a interpretação da realidade. Os resultados foram obtidos após as análises realizadas sob os pré-testes, pós-testes e análise dos gestos descritivos obtidos das imagens de vídeo gravadas durante as entrevistas do pós-teste. Constatamos que as instruções didáticas forneceram possibilidades aos licenciandos para analisar ontologicamente e epistemologicamente, de diferentes formas, um mesmo resultado empírico previsto pelo formalismo da MQ. Também identificamos a predominância de uma postura dualista realista na interpretação dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Trevisan, Universidade Luterana do Brasil
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA). Professor da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG).
Agostinho Serrano de Andrade Neto, Universidade Luterana do Brasil
Doutor em Física (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).
Publicado
2020-02-07
Como Citar
Trevisan, R., & Serrano de Andrade Neto, A. (2020). Bancadas virtuais e storyboards com ilustrações microscópicas representativas como recursos no estudo da Mecânica Quântica. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, 2(2). https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i2.10055