Unidade de Ensino Potencialmente Significativa mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação para o ensino de Séries de Fourier

  • Gabriel Müller Konflanz Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Vera Lúcia Duarte Ferreira Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Márcio Marques Martins Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
Palavras-chave: Ensino de matemática. Séries de Fourier. Tecnologias de informação e comunicação. Aprendizagem significativa.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo desenvolver, aplicar e avaliar uma proposta de ensino potencialmente significativa para o estudo de Séries de Fourier, embasado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, via utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A metodologia adotada foi de pesquisa qualitativa e quantitativa envolvendo uma intervenção pedagógica, onde procurou-se investigar o ganho normalizado percentual na aprendizagem, relacionado à aplicação das oficinas. Inserido nesse cenário, descreve-se a criação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) em forma de oficinas temáticas, que abordam conceitos matemáticos e desenvolvem atividades com softwares livres, tais como Geogebra e Scilab para o ensino de aproximações de funções mediante Séries de Fourier. Tendo como sujeitos da pesquisa, 19 estudantes do curso de Matemática-Licenciatura da UNIPAMPA – campus Bagé, RS. Seguindo o Método do ganho normalizado na aprendizagem de Richard Hake, foram utilizados pré e pós-testes sobre o conteúdo abordado. Como resultado, observou-se um ganho normalizado na aprendizagem de 30% dentre os participantes que se encontravam na primeira metade do curso. No intuito, de ratificar de modo qualitativo a aprendizagem são apresentados e analisados mapas conceituais elaborados pelos estudantes. As análises quali-quantitativas apresentam indícios de aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Müller Konflanz, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
Graduado em Matemática - Licenciatura, Universidade Federal do Pampa.
Vera Lúcia Duarte Ferreira, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
Doutor em Química Teórica, Professor do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, do Mestrado Acadêmico em Ensino, e do curso de Especialização em Modelagem Computacional em Ensino, Experimentação e Simulação da Universidade Federal do Pampa.
Márcio Marques Martins, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
Doutorado em Informática na Educação, Coordenadora de Área do PIBID - Subprojeto Matemática – Universidade Federal do Pampa.
Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
Doutora em Modelagem computacional. Professora do curso de Especialização em Modelagem Computacional em Ensino, Experimentação e Simulação da Universidade Federal do Pampa.
Publicado
2020-02-07
Como Citar
Müller Konflanz, G., Duarte Ferreira, V., Marques Martins, M., & Fontana Nisxota Menegais, D. (2020). Unidade de Ensino Potencialmente Significativa mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação para o ensino de Séries de Fourier. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, 2(2). https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i2.10021