Abordando a temática poluição hídrica no ensino médio: uma proposta de sequência didática com foco nos contaminantes emergentes para o ensino de funções orgânicas mistas

  • Daniele Trajano Raupp Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Lisiane de Brida Lima PPGQ/UFRGS - IQ UFRGS
  • Leandra Franciscato Campo PPGQ/UFRGS - IQ UFRGS
Palavras-chave: Poluição Hídrica. Contaminantes emergentes. Sequência didática. Ensino de química.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar um produto educacional composto por uma sequência didática para alunos de Química, do Ensino Médio, utilizando como temática os contaminantes emergentes na poluição hídrica para o ensino de funções orgânicas mistas. A justificativa para desenvolver essa abordagem se deve à importância de estabelecer relações entre o conhecimento conceitual e as situações da vida real na qual esses conhecimentos estão inseridos. Estruturada na dinâmica de três momentos pedagógicos-problematização, organização e aplicação do conhecimento - a sequência sugere uma visita técnica à companhia municipal de saneamento; num segundo momento seus desdobramentos com discussões em aula sobre diversas formas de contaminação hídrica, abordando os contaminantes emergentes e interligando assim conceitos químicos de funções orgânicas; para finalizar elaboração de propostas para divulgação das fontes de poluição hídrica e consumo sustentável. Os resultados indicam que a aplicação dessa sequência didática estimula o envolvimento dos alunos com a aprendizagem, favorecendo a apropriação da linguagem científica e facilitando a percepção das relações entre o conhecimento químico e o contexto ambiental.     

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Trajano Raupp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Doutora em Educação em Ciências. Docente do Programa de Pós-Graduação em Química – PROFQUI da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Lisiane de Brida Lima, PPGQ/UFRGS - IQ UFRGS
Mestre em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química – PROFQUI da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Leandra Franciscato Campo, PPGQ/UFRGS - IQ UFRGS
Doutora em Química.  Docente dos Programa de Pós-Graduação em Química e PROFQUI da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Publicado
2020-02-07
Como Citar
Trajano Raupp, D., de Brida Lima, L., & Franciscato Campo, L. (2020). Abordando a temática poluição hídrica no ensino médio: uma proposta de sequência didática com foco nos contaminantes emergentes para o ensino de funções orgânicas mistas. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, 2(2). https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i2.10015