Investigação nos processos de ensino e de aprendizagem de funções polinomiais do 1° grau por meio do software GeoGebra

  • Adriani Cilene Silva Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul/Passo Fundo.
  • Lucas Vanini Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul/Passo Fundo.
Palavras-chave: Software GeoGebra. Ensino. Aprendizagem. Matemática.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade investigar o uso do software GeoGebra nos processos de ensino e de aprendizagem de funções polinomiais do 1° grau. A pesquisa de cunho qualitativo foi realizada em uma turma de 7º ano do ensino fundamental na rede pública de Tapejara/RS. Realizou-se uma aula sem o uso do software e logo em seguida com o uso do GeoGebra. Posteriormente à realização das atividades foi aplicado um questionário aos 30 alunos, utilizando-se uma amostra de quatro alunos como instrumento de pesquisa. A escolha dos quatros alunos para a análise se deu pelo fato de se tratar de uma pesquisa qualitativa, assim permitindo uma melhor análise e reflexão discursiva de cada resposta apresentada. Assim a coleta dos dados destes foram articulados e analisados. Mediante a análise dos questionários observou-se uma boa aceitação no uso do software GeoGebra na dinâmica no processo educacional em sala de aula. Dessa forma sugere-se o uso do GeoGebra como um recurso educacional que pode vir a contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriani Cilene Silva, Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul/Passo Fundo.
Professora de Matemática da rede Municipal de Ensino de Tapejara. Formação em Licenciatura Plena em aMatemática – UPF. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UPF.
Lucas Vanini, Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul/Passo Fundo.
Doutor em Ensino de Ciências e Matemática – ULBRA/Canoas, Professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul/Passo Fundo.
Publicado
2020-02-07
Como Citar
Silva, A., & Vanini, L. (2020). Investigação nos processos de ensino e de aprendizagem de funções polinomiais do 1° grau por meio do software GeoGebra. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, 2(2). https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i2.10014